Fale com a gente

Paraná Dia do Servidor Público

Paraná emite 40,4 mil certificados em capacitações para seus servidores em 2023

Para os funcionários do Estado, as iniciativas visam o aprimoramento do profissional e dos serviços prestados aos cidadãos

Publicado

em

(Foto: Ana Bendlin/Agepar)

Neste sábado, 28 de outubro, Dia do Servidor Público, o Governo do Estado destaca a valorização de seus funcionários por meio da oferta de capacitações e o grande interesse na busca de aprimoramento. Desde janeiro até agora, foram emitidos 61.272 certificados, dos quais 40.454 para servidores do Poder Executivo estadual – 66% total. Os demais são servidores de outros poderes e das prefeituras, além da comunidade.

Os dados são da Secretaria da Administração e da Previdência, responsável pelos cursos ofertados na Escola de Gestão do Paraná. As iniciativas de capacitação destinadas aos servidores abrangem diferentes áreas, sempre com temas relacionados à atuação na administração, visando o aperfeiçoamento profissional e dos serviços prestados aos cidadãos.

Os números do Paraná são os maiores entre os governos estaduais da Região Sul. O Rio Grande do Sul emitiu, no 7.527 certificações entre janeiro e a primeira quinzena de outubro e Santa Catarina, 12 mil certificações no período, segundo informações das Escolas de Governo dos respectivos estados.

No Paraná, o desempenho alcançado nos dez meses em 2023 representa também um crescimento de 77% com relação ao volume total de certificados emitidos durante todo o ano de 2022, quando houve 37.700 certificações entre janeiro e dezembro. Outro destaque é a participação de servidoras nas formações ofertadas: 23.535 – 58% dos certificados emitidos foram para mulheres que atuam no serviço público.

“Estamos orgulhosos dos resultados alcançados em termos de capacitação de nossos servidores públicos estaduais. O número expressivo de certificados emitidos é um reflexo do compromisso do governo em investir no aprimoramento da equipe de profissionais, valorizando seus colaboradores. A diversidade e a inclusão, com destaque para o alto número de servidoras mulheres, são valores fundamentais em nosso programa de capacitação”, celebra o secretário da Administração, Elisandro Frigo.

SERVIDORA RECORDISTA

A participação feminina também reflete no ranking de servidores recordistas no número de certificações. As três primeiras posições são ocupadas por mulheres, como a auxiliar de regulação, Silmara Araújo, que atua na Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar).

Silmara, que é servidora concursada e está no período de estágio probatório, já atingiu a marca de 33 certificações. “Comecei a fazer os cursos com o objetivo de buscar aperfeiçoamento e capacitação e isso tem ajudado a aprimorar meu trabalho, agregando noções específicas da área e também da administração pública. Nunca foi meu objetivo entrar no ranking dos recordistas, mas fico feliz porque isso demonstra que minha trilha de desenvolvimento está trazendo resultados”, comenta.

VANGUARDA

Depois de se tornar o primeiro estado a estar pronto para atender à Nova Lei de Licitações (14.133/2021), o Paraná também saiu na frente no número de capacitações sobre o tema. De acordo com os dados da Escola de Gestão do Paraná, em 2023 foram ofertados 19 cursos sobre a Nova Lei de Licitações e emitidos 12.452 certificados para os servidores públicos estaduais.

“Na prática, isso significa mais segurança nos processos de contratações públicas do Estado e a lisura das licitações, com servidores preparados para respeitar o novo regramento. É uma forma de respeito com os recursos públicos”, reforça a diretora-geral da Secretaria da Administração, Luiza Cabel Corteletti.

Grande parte dos cursos oferecidos pela Escola de Gestão do Paraná estão disponíveis na plataforma da Escola. Todos são gratuitos e com emissão de certificado após conclusão dos módulos. Além disso, webinars e palestras são frequentemente realizados e podem ser acessados pelo canal da Escola no YouTube.

Com Agência de Notícias do Estado do Paraná

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente