Fale com a gente

Paraná Fumacê

Paraná está abastecido com inseticida e larvicida para combater a dengue

Publicado

em

(Foto: Divulgação)

O deputado Federal José Carlos Schiavinato (Progressista/Paraná) encaminhou um ofício ao Ministério da Saúde pedindo informações sobre o combate à dengue no Paraná.

No documento o parlamentar questiona o seguinte: O Estado do Paraná está com o índice de infestação da dengue altíssimo. Gostaria de Saber como está a distribuição do inseticida adquirido pela União e repassada aos estados para o combate ao inseto?

Segundo o Ministério da Saúde, o Paraná é um dos estados atendidos com prioridade desde o início do ano para o enfrentamento da dengue. Em fevereiro, o Paraná recebeu 24.000 litros do adulticida espacial – Malathion EW 44% e 140 quilos do larvicida – Pyriproxyfen. Nos meses de março e abril, foram encaminhados ao Estado do Paraná um reforço para as ações de controle vetorial de mais 2.900 litros do inseticida Malathion, 200 quilos do larvicida Pyriporxyfen e 25.000 litros do novo inseticida para aplicação espacial, o Cielo – ULV.

Porém, este último inseticida – Malathion – não está mais disponível para distribuição, pois “verificou-se que grande parte da dos mosquitos transmissores da dengue no país apresentava resistência. Conclusão dos estudos de monitoramento de resistência realizados pelo laboratório de referência da Fiocruz.”

Quanto ao outro – Cielo – é um inseticida de pronto uso utilizado no tratamento espacial (Ultra Baixo Volume – UBV) de ambientes externos com função específica para a eliminação das fêmeas de Aedes aegypti. O produto CIELO-ULV equivale a aproximadamente três vezes o quantitativo utilizado para tratar uma mesma área com o inseticida Malathion EW44%.

O Ministério da Saúde informou ainda que está abastecido tanto do adulticida Cielo como do larvicida Pyriproxyfen. Da mesma forma, o Paraná se encontra totalmente abastecido e com estoque para distribuição aos seus municípios.

Para o atendimento da demanda dos municípios faz-se necessária a solicitação por parte das prefeituras via Sistema de Informação de Insumos Estratégicos – SIES diretamente a Secretaria da Saúde do Estado do Paraná.

 

FUMACÊ

Algumas atividades precedentes às pulverizações a UBV devem ser realizadas e são denominadas Bloqueio Focal. Estas atividades objetivam a eliminação em massa de criadouros do Aedes aegypti, inclusive com tratamento químico larvário nos criadouros que não são passíveis de remanejamento, seguindo um protocolo de ações concomitantes e sequenciais, para resguardar a padronização das ações, a segurança da população e dos técnicos envolvidos, minimizar a necessidade do uso de agrotóxicos e consequentes impactos ambientais, além de aperfeiçoar e aumentar a eficiência dos trabalhos técnicos municipais.

 

Com assessoria

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente