
De acordo com a última atualização realizada às 18h40 de quarta-feira (19) pelo Movimento Ocupa Paraná, em sua página do Facebook, o número de escolas ocupadas no Estado era 791.
Na relação das universidades, foram incluídos os campi da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), em Foz do Iguaçu, e de Ponta Grossa da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Uepg). No total, são 12 universidades ocupadas.
Os Núcleos Regionais de Educação (NRE) de Laranjeiras do Sul, Pato Branco e Maringá também estão em posse dos alunos. Confira a lista completa.
Segundo o último levantamento da Secretaria de Estado da Educação (Seed) desta quarta, 750 escolas estaduais entre as 2.144 estão em recesso, ou seja, aproximadamente 35%. Outras 5% paralisaram as atividades em virtude da greve dos servidores e cerca de 18% das unidades de ensino estão funcionando parcialmente. Atendem normalmente 42% das escolas.
Discussão
Uma assembleia estadual entre os estudantes está marcada para a próxima sexta-feira (21) pela manhã, em Curitiba. O evento está sendo divulgado pelo movimento Ocupa Paraná e contará com a mediação da Defensoria Pública do Estado para as pautas estaduais. Além dessas, o objetivo da reunião é discutir sobre os próximos passos em relação à PEC 241 e à MP 746.
A Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária (Seap) informou nesta quarta-feira que o Disque-denúncia 181 está disponível para pais e alunos relatarem sobre possíveis crimes nas escolas ocupadas em todo o Paraná, como ameaças e uso de substâncias ilícitas.
O contato com o Disque-denúncia pode ser feito pelo telefone (181) ou, ainda, pelo sitewww.181.pr.gov.br. As reclamações podem ser registradas de forma anônima.