Fale com a gente

Paraná Coronavírus

Paraná registra 62% mais casos de Covid em janeiro em comparação ao último bimestre de 2021

Publicado

em

(Foto: Geraldo Bubniak/AENPr)

O ano de 2022 começou com uma verdadeira explosão no número de infecções causadas pelo novo coronavírus no Paraná. E uma prova disso é que, em apenas 13 dias, o número de diagnósticos positivos para a Covid-19 no mês de janeiro já supera (e com larga vantagem) o acumulado de casos novos da doença registrados nos dois últimos meses de 2021.

Conforme dados extraídos dos Informes Epidemiológicos publicados pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa-PR), desde o começo do ano até ontem foram registradas 69.289 novas infecções causadas pelo coronavírus no estado, enquanto nos meses de novembro e dezembro de 2021 foram divulgados um total de 42.757 registros. Ou seja, em apenas treze dias o número de diagnósticos positivos para a doença pandêmica já supera em 62,05% o acumulado do último bimestre do ano passado.

A análise dos dados mês a mês desde o início da pandemia revela ainda que, até hoje, os meses com maior número de casos novos da doença pandêmica foram março e junho do ano passado, com 198.303 e 190.455 registros, respectivamente. Isso significa que, nesses meses, foi registrada uma média de 6.610 e 6.349 casos novos de Covid-19 diariamente. Já em janeiro de 2022, essa média está em 5.330 casos por dia, terceira maior média diária desde o início da pandemia no Paraná, em março de 2020.

Além disso, o mês corrente também já apresenta uma elevação no nível de óbitos causados pelo coronavírus. Desde o começo do mês, 41 pessoas foram vítimas do novo coronavírus, com uma média de 3,15 óbitos diários. Trata-se da quinta menor média de falecimentos, atrás de dezembro de 2021 (2,87), maio de 2020 (3,1), abril de 2020 (2,77) e março de 2020 (0,01). Na comparação com o mês anterior, contudo, a média diária de mortes apresenta elevação de 9,85%.

Estado vai receber 786 mil testes para sintomáticos

O Ministério da Saúde vai eniar ao Paraná mais 786.511 testes rápidos de antígenos nos próximos dias. A remessa ainda não tem data confirmada para envio. Os testes são feitos em pessoas sintomáticas suspeitas de Covid-19 para contatos de casos suspeitos ou confirmados e que tenham maior risco de contaminação.

“Os testes são fundamentais para conter a transmissão do vírus. A testagem do Paraná foi exemplo, pois testamos muito, um dos estados que mais fizeram exames RT-PCR e testes rápidos. A orientação do Governo do Estado sempre foi testar o maior número de paranaenses”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

O quantitativo foi definido em uma reunião realizada na segunda-feira entre o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Conselho Nacional de Secretarias Municipais (Conasems) e Governo Federal, em que foi considerado o critério populacional de cada estado.

Teste

O teste rápido detecta o antígeno do vírus Sars-CoV-2, responsável pela infecção da Covid-19, por meio da coleta de amostra da secreção respiratória (nasofaringe) e apresenta o resultado em aproximadamente 15 minutos.
Logo que chegarem ao Estado, os testes serão encaminhados para a Coordenação de Material de Patrimônio (Comp) onde serão conferidos e na sequência, distribuídos para as Regionais de Saúde.

Na última quinta-feira da semana passada, a Secretaria de Estado da Saúde enviou 464.080 testes para as 22 Regionais. Desde outubro de 2021, mais de um milhão de unidades já foram descentralizadas.

Nesta semana, a Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed) alertou que a falta de insumos pode prejudicar a produção dos testes usados para detecção da Covid.

Número de pacientes internados cresce mais de 90% desde o início do ano

Com a elevação no número de diagnósticos de Covid-19, o Paraná também tem visto aumentar a demanda por internação no estado, tanto que o número de pacientes em leitos da hospitalares da rede pública de saúde exclusivos para pacientes suspeitos ou confirmados com a doença pandêmica teve um crescimento de 92% desde o início do ano.

No primeiro dia do mês, por exemplo, haviam 273 pacientes hospitalizados em leitos Covid no estado, sendo 121 deles em enfermarias (que apresentavam taxa de ocupação de 39%) e outros 121 em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs, com 28% dos leitos ocupados). Ontem, por outro lado, já chegou a 524 o número de pessoas hospitalizadas, com 291 pacientes em enfermarias (ocupação de 56%) e 233 em UTIs (taxa de ocupação em 50,4%).

 

Com Bem Paraná

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente