O Presente
Paraná

Paranaense busca título de melhor limpador de vidros do mundo em competição nos EUA

Mikael Rocha tem 24 anos, trabalha em Umuarama e é campeão brasileiro de limpeza de vidros. No evento dos EUA, compete em três categorias em busca do cinturão


calendar_month 19 de fevereiro de 2026
2 min de leitura

Limpar os vidros de casa pode parecer, para maioria das pessoas, um ato doméstico simples. Mas para quem atua profissionalmente na área, o serviço é tão importante que existe até competições em que os limpadores disputam para comprovar agilidade e qualidade.

Na edição deste ano do Elevate Exterior Cleaning Convention, o paranaense Mikael Rocha representa o Brasil. Além da disputa, o evento promove discussões sobre ferramentas, técnicas e inovações de segurança sobre a limpeza de vidros, área que Mikael atua em Umuarama, noroeste do estado.

O jovem, que tem 24 anos, coleciona vitórias nacionais ao longo dos anos. Essa será a segunda vez dele na edição internacional da competição, que também conta com a participação de profissionais de Portugal, Argentina, México, Canadá e outros países.

O jovem disputará as provas nesta quinta-feira (19), e o evento, com capacitações e discussões, vai até sexta-feira (20).

Ao g1, Mikael contou que compete nas categorias Speed, Medley e Medley em dupla. A Speedy consiste em limpar três vidros o mais rápido possível. As estruturas têm 1,15 metro de altura e o mesmo de largura, e o resultado não pode conter “gatos”, que são resquícios de água, espuma, ou manchas.

Na Medley, que tem execução mais difícil, o participante deve limpar vidros de tamanhos diferentes e há um tempo limite para finalização. O resultado também deve ser impecável.

Em 2024, no mesmo evento, Mikael conquistou o terceiro lugar na prova Medley.

“Minha expectativa tá muito alta, pois eu tenho certeza que esse ano o cinturão é do Brasil. E estou muito preparado e confiante”, Mikael disse ao g1.

Carreira

Mikael conquistou o primeiro lugar no campeonato brasileiro de limpeza de vidros. — Foto: Arquivo pessoal

Mikael é natural de Cianorte, cidade que fica a 85 quilômetros de Umuarama. Ele trabalha há 14 anos limpando vidros, na mesma empresa. “Sempre foi uma empresa familiar”, disse.

O jovem contou ao g1 que o recorde pessoal é de 11,25 segundos na categoria Speedy.

O último prêmio que recebeu foi o primeiro lugar no Campeonato Brasileiro de Limpeza de Vidros, de 2024, em São Paulo. Ele conta que fez a prova em 23 segundos.

Veja o vídeo.

Com g1

Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.