Fale com a gente

Paraná Economia

Paranaenses voltam a ocupar o 1º lugar no ranking dos mais endividados do país

Segundo CNC e Fecomércio PR, 92,4% da população do estado relatou ter algum tipo de dívida em novembro

Publicado

em

(Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

Mesmo com redução do endividamento em novembro, os paranaenses voltaram a ocupar o primeiro lugar no ranking dos mais endividados do país, com 92,4% da população relatando ter algum tipo de dívida a pagar. Os dados são da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR).

Desde agosto o indicador vem caindo no estado e a partir da metade do ano os paranaenses haviam deixado a liderança da lista do endividamento, posição que passou a ser ocupada pelo Rio Grande do Sul. A média nacional ficou em 76,6%.

Os paranaenses podem até ter muitas dívidas a vencer, mas são bons pagadores. O estado ocupa o 25º lugar na inadimplência, com apenas 16,1% de famílias com contas em atraso. E as que não terão condições de pagar seus débitos representam somente 5,8%.

Os altos índices de empregabilidade no Paraná e a melhora das condições econômicas do país dão segurança financeira aos consumidores para parcelar suas compras, sobretudo no cartão de crédito, que é o principal tipo de dívida dos paranaenses, com 83,9%. Outros motivos que levam as famílias do estado a se endividarem são o financiamento de veículo (8,1%) e o financiamento imobiliário (6,1%), aquisições mais dispendiosas e que em geral são pagas em prestações mensais.

As famílias com renda superior a dez salários mínimos são as mais endividadas, com 93,5%, permanecendo no mesmo patamar de outubro. Já entre as famílias com renda até dez salários mínimos, o índice de endividamento baixou de 92,6% em outubro para 92,2% em novembro.

Com assessoria

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente