Fale com a gente

Paraná Estado em destaque

Pequenos negócios do Paraná geraram mais de sete mil novos empregos em abril

Publicado

em

Presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos: “As micros e pequenas empresas são as grandes responsáveis pela geração de emprego e renda neste país. Esses empresários batalhadores fazem a economia girar mesmo em momento de crise” (Foto: Divulgação)

De janeiro a abril de 2018, as micro e pequenas empresas (MPE) do Paraná geraram 25 mil empregos e as médias e grandes empresas 11,7 mil empregos. Só em abril, foram 7 mil e 385 novas vagas geradas pelas MPEs. Com esses dados, o Paraná foi o terceiro Estado que mais gerou empregos em abril deste ano. No país, os pequenos negócios têm sido as responsáveis pelo crescimento das vagas de emprego desde o início do ano. O mês de abril fechou com um saldo positivo de 83,5 mil empregos gerados pelos pequenos negócios, contra 31,4 mil empregos gerados pelas médias e grandes empresas e 980 empregos criados pelas empresas da administração pública, o que totalizou 115,9 mil novos postos de trabalho no Brasil, em abril.

“As micros e pequenas empresas são as grandes responsáveis pela geração de emprego e renda neste país. Esses empresários batalhadores fazem a economia girar mesmo em momento de crise”, enfatiza o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, que esteve ontem em Curitiba falando sobre os avanços e desafios do ambiente de negócios no país para empresários, no “Encontro Fopeme e Comitês Territoriais”, que reuniu integrantes do Fórum Permanente da Micro e Pequena Empresa (Fopeme) e dos 18 Comitês Territoriais do Paraná.

Emprego MPE
O saldo de empregos gerados pelos pequenos negócios em abril deste ano superou em 76% o saldo já positivo do mês de março. No 1º quadrimestre de 2018, os pequenos negócios acumulam um saldo de 293 mil novos empregos, quase 10 vezes mais que o saldo de empregos gerado pelas médias e grandes empresas neste mesmo período e 88,4% acima do saldo registrado por eles no mesmo período do ano passado, o que sinaliza uma retomada da geração de empregos por parte desse importante nicho de empresas.
O setor de serviços foi o que mais gerou empregos em abril deste ano, com 48,9 mil postos, crescimento puxado pelas empresas que atuam no ramo imobiliário e no setor de transportes e comunicações. Os pequenos negócios da construção civil também se destacaram, com a criação de 14,4 mil vagas.

Região Sul
– A Região Sul tem 17,9% das MPEs do Brasil (Norte, 4,9%, Nordeste 17,8%, Sudeste, 50,9% e Centro Oeste, 8,5%).
– Com 31.582 micro e pequenas empresas notificadas pela Receita por estarem com débitos tributários, o Paraná é o 4º estado brasileiro em número de MPEs excluídas do Simples Nacional.
– 88% dos MEIs da Região Sul consideram que se tornar MEI melhorou sua vida.
– 70,5% dos MEIs da Região Sul consideram que ser MEI ajudou a enfrentar a crise econômica.
– Em média, 1 negócio tocado por MEI na Região Sul beneficia 3 pessoas da família e 1 pessoa de fora da família.
– 58,5% dos MEIs da Região Sul querem se tornar donos de uma empresa maior.

Saldo de empregos gerados no Paraná, por porte, nos últimos 13 meses:

Com assessoria

 

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente