Fale com a gente

Paraná RETORNO AO AMBIENTE NATURAL

Pinguins resgatados são soltos no mar após passarem por tratamento no litoral do Paraná

Publicado

em

Área da praia de Pontal do Paraná foi isolada para que pinguins chegassem ao mar com segurança (Foto: Reprodução/RPC)

Oito pinguins, que foram resgatados com a saúde debilitada, foram devolvidos para natureza no início da tarde desta segunda-feira (16), em Pontal do Paraná, no litoral do estado. Os animais passaram por tratamento intensivo antes de serem soltos no mar.

Profissionais do Centro de Estudos do Mar (CEM), da Universidade Federal do Paraná (UFPR), realizaram o tratamento dos pinguins. Neste ano, 14 animais foram resgatados. Seis acabaram não resistindo.

Os animais migraram do extremo sul da América do Sul para o litoral brasileiro em busca de alimento.

De acordo com o CEM, os pinguins ficaram em reabilitação pelo período de dois a seis meses. Os oito animais que foram soltos recuperaram cerca de 2 quilos de peso.

A coordenadora do monitoramento de praias, Liana Rosa, explicou que os pinguins passaram por testes e exames antes de ser devolvidos para a natureza.

“Quando eles vêm para o recinto externo a gente faz uma série de testes para garantir que eles têm as capacidades necessárias para retornar para o ambiente natural”, disse.

Os animais receberam um microchip de identificação. Antes da soltura, uma área da praia foi isolada para que os pinguins chegassem com segurança ao mar. O público pôde acompanhar a ação.

Segundo o Centro de Estudos do Mar, os pinguins devem retornar para a região das Ilhas Malvinas, no Atlântico Sul.

Com RPC Curitiba

Copyright © 2017 O Presente