Copagril
Paraná CAPACIDADE DE ARMAZENAMENTO

Por que atualmente o vertedouro da Itaipu só abre de vez em quando?

Foto: Divulgação

Esta é uma dúvida muito comum entre os turistas que visitam a Itaipu: por que o vertedouro nem sempre está aberto? Aqui na usina, a maioria das pessoas já sabe a resposta – e isso ficou claro na enquete que o JIE preparou sobre curiosidades da Técnica. Apenas 5% dos votos foram para a questão. Mas nem por isso é menos importante respondê-la.

Confira a resposta abaixo, preparada pelo pessoal da Diretoria Técnica, em parceria com a Divisão de Imprensa.

Casa do Eletricista ESCAVAÇÕES

O vertedouro é o principal instrumento de segurança de barragens da Itaipu. Ele é composto por um sistema de comportas utilizado justamente para escoar toda a água que não é utilizada para a produção de energia, quando o reservatório está na cota máxima, isto é, no limite de capacidade de armazenar água.

O reservatório opera no sistema de cotas mínima e máxima de armazenamento. A cota máxima é de 220,30 metros acima do nível do mar. Até hoje, a cota mínima utilizada por Itaipu foi de 215,35 metros, em 2001, quando a usina precisou operar em carga máxima para atender o setor elétrico brasileiro. Naquele ano, o Brasil chegou a enfrentar um racionamento de energia elétrica.

A partir do nível máximo, de 220,30 metros acima do nível do mar, há pouca possibilidade de Itaipu segurar a água no reservatório, por isso, a água precisa ser vertida.

Com Jornal Eletrônico de Itaipu

TOPO