Fale com a gente

Paraná Frio intenso

Previsão é de semana com baixas temperaturas e possibilidade de geadas em cidades do Paraná

Publicado

em

(Foto: Gilson Abreu/AEN)

A previsão para os próximos dias é de temperaturas baixas em todo o Paraná e com alta possibilidade de ocorrência de geadas, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).

Não há previsão de chuva no início da semana, e o sol deve predominar em todas as horas do dia.

Segundo o Simepar, nesta segunda-feira (13), o frio segue bastante intenso em todas as regiões, proporcionando novamente a formação de geadas em praticamente todo o estado.

No noroeste e no norte pioneiro as geadas são fracas, mas entre o oeste, sudoeste, centro-sul, Campos Gerais e RMC elas variam entre moderadas a fortes.

 

Semana
Na terça-feira (14), o tempo segue instável no Paraná, com predomínio de sol durante o dia, mas um pouco frio no amanhecer a à noite.

Conforme os meteorologistas, ainda há risco para formar geada, principalmente entre os setores sul e os Campos Gerais.

Espera-se que o declínio das temperaturas, da madrugada para o amanhecer, seja um pouco reforçado pela perda radiativa de calor junto à superfície, pois a massa de ar na região é mais seco.

Contudo, de modo geral, não há previsão de mudanças significativas no tempo na terça, apenas uma tendência de enfraquecimento gradual do ar frio na região, se comparado aos dia anteriores.

De acordo com o Simepar, o frio perderá força a partir de quarta-feira (15).

As temperaturas estão previstas para ficar acima dos 5ºC pela manhã, nas regiões mais frias. Apenas o extremo sul do estado poderá ter valor próximo disso.

De quinta (16) para sexta-feira (17), uma nova frente frita se desenvolve no sul do país. Com isso, o Paraná volta a ter previsão de chuva.

Uma frente fria ainda se afasta do estado no próximo sábado (18), podendo ainda chover mais ao norte e leste.

Do sábado para domingo (19), um novo declínio das temperaturas é esperado, mas não tão rigoroso nosso o último, segundo o Simepar.

 

Frio intenso

A queda nas temperaturas foi provocada por uma massa de ar polar que atinge o sul do Brasil. Veja, abaixo, as fotos registradas pelos telespectadores da RPC no domingo (12).

No domingo, houve registro de temperaturas negativas e, conforme os meteorologistas, 44 estações meteorológicas registraram as temperaturas mais frias do ano em grande parte dos municípios do estado, com exceção somente ao norte pioneiro.

As menores temperaturas foram registradas em General Carneiro, que teve -3,9ºC, Palmas, onde os termômetros marcaram -2,6°C, e Guarapuava, com -2,5°C.

 

Segunda gelada

A segunda-feira, 13 de junho, foi gelada em todo o Estado como mínimas abaixo dos 8ºC na maior parte dos municípios. E menor temperatura do Paraná foi registrada em General Carneiro, onde do dia amanhecer com -3,8ºC. Já a maior temperatura do Paraná foi registrada em Paranaguá, com 10,9ºC.

Em Curitiba, o grama ficou branca em vários pontos da cidade. A mínima registrada pelo Simpar foi de 2,6ºC (a menor temperatura do ano) durante a madrugada e, por volta das 7 horas da manhã os termômetros ainda marcavam 3ºC.

Vários municípios cidades, inclusive na Grande Curitiba, registraram temperaturas negativas e incidência de geadas. Em Colombo os termômetros marcaram -0,3ºC. Já na Lapa e em Fazenda Rio Grande a madrugada registrou -0,6ºC.

Além de General Carneiro,  as temperaturas ficam negativas em Guarapuava (-1,0ºC), Palotina (-0,1ºC), Pato Branco (-0,3ºC), Pinhão (-0,4ºC), Ponta Grossa (-0,6ºC), Toledo (-0,2ºC) e União da Vitória (-0,8ºC).

 

Com G1 e Bem Paraná

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente