
Foi confirmada pela Secretaria de Saúde do Paraná, o primeiro caso de microcefalia causada pelo vírus da Zika no Paraná.
De acordo com o órgão, a primeira vítima é um menino que nasceu dia 17 de agosto. Segundo informações, a mãe apresentou os primeiros sintomas no primeiro trimestre de gestão. O pré-natal e parto tiveram acompanhamento particular.
Gestantes
A Secretaria de Saúde recomenda às gestantes consultas de pré-natal, a realização de todos os exames preconizados e recomendados pelo profissional médico, não consumir bebidas alcoólicas, não fazer uso drogas licitas e/ou ilícitas, não fazer uso de medicamento sem orientação do médico.
“É extremamente importante que as gestantes adotem medidas que eliminem a presença do mosquito Aedes aegypti. Retirar recipientes que tenham água parada, cobrir adequadamente os locais de armazenamento de água, vistoriar o quintal para eliminar qualquer tipo de local que possa acumular água”, frisou o secretário de Saúde, Reginaldo Andrade.
O Ministério da Saúde também recomenda o uso de roupas de cores claras, preferência calça e camisa de manga longa, uso de repelentes indicados para gestante. Quanto aos repelentes não há contraindicação de uso, desde que estejam devidamente registrados na Anvisa; as recomendações de uso descritas no rótulo do repelente devem ser seguidas.