Copagril – Compras no Site
Paraná Festival

Professores da área de ação da Copagril participam de encontro em Curitiba

Na edição deste ano, realizada no auditório do Teatro Positivo, os convidados serão transportados para o mundo do cinema (Foto: Divulgação)

Quarenta professores do Programa Cooperjovem da Copagril estão em Curitiba na quarta-feira (24) representando suas respectivas escolas no Encontro Interestadual dos Programas “A União Faz a Vida (PUFV)” e “Cooperjovem”, coordenados pelo Sicredi e Sescoop/PR, respectivamente. São esperadas cerca de duas mil pessoas no evento, que reúne colaboradores das cooperativas envolvidas e educadores do Paraná, São Paulo e Santa Catarina.

Na edição deste ano, realizada no auditório do Teatro Positivo, os convidados serão transportados para o mundo do cinema. Com o tema “Festival Cine Educação – Luz, Câmera, Transformação”, o evento pretende mostrar que as histórias de muitos profissionais que lutam por educação de qualidade poderiam render um filme e inspirar novas ações.

Casa do Eletricista – GENCO

 

Palestras

A palestra de abertura foi realizada por Leticia Lyle, mestre em Desenvolvimento Curricular e Educação Inclusiva pelo Teachers College da Columbia University (EUA), pedagoga e especialista em ensino e aprendizagem de competências socioemocionais. Também participa como palestrante o arquiteto, empreendedor social e fundador do Instituto Elos, organização não-governamental que trabalha para o empoderamento de pessoas para a construção de espaços com mais qualidade de vida, Edgard Gouveia Júnior. Durante a manhã professores tiveram ainda a oportunidade de compartilhar, durante 15 minutos, ideias que inovaram e foram protagonistas de projetos que impactaram suas escolas e comunidades, durante o 15×15.

Durante a tarde os professores participarão ainda de provóquios com o tema “O professor sendo protagonista de sua própria história”, seguido de uma palestra de encerramento com Edgard Gouveia Junior.

 

Transformação criativa

Na opinião do presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, é de fundamental importância disseminar os valores e princípios do cooperativismo no ambiente escolar e que muito contribui para a formação do indivíduo. “Num mundo onde predomina a competitividade e o individualismo, os Programas A União Faz a Vida e Cooperjovem têm como missão promover a transformação criativa e democrática, levando para sala de aula os princípios básicos que regem o cooperativismo, contribuindo na formação de cidadãos melhores, através da semente da cooperação”, destacou.

 

Cooperjovem

O Programa Cooperjovem desenvolvido pela Copagril por meio da Assessoria de Cooperativismo, é uma iniciativa do Aprendizagem do Cooperativismo no Paraná (Sescoop/PR). O programa é desenvolvido pelas cooperativas através de seus agentes contribuindo para despertar a essência do cooperativismo, valorizando a formação de uma sociedade mais colaborativa, ética e empreendedora.

Tendo por objetivo promover o intercâmbio entre as escolas municipais e cooperativas, inserindo a educação cooperativa no cotidiano escolar, o Programa Cooperjovem é realizado em 367 escolas de 67 municípios, reunindo 31.264 alunos e 1.753 professores capacitados. O programa proporciona aos educadores a vivência do trabalho coletivo e a identificação de práticas educacionais pautadas na cultura da cooperação, formando cidadãos mais solidários, participativos, autônomos e comprometidos com um futuro socialmente justo, democrático e sustentável. A integração escola-família e comunidade é incentivada e promove a construção coletiva de soluções às demandas educacionais.

 

Com Copagril e agências

TOPO