Copagril
Paraná Qualidade no trabalho

Programa de Educação Ambiental de Itaipu reúne gestores para alinhamento de ações

(Foto: Lucilei Bodaneze Rossasi)

O Programa de Educação Ambiental da Itaipu Binacional, em parceria com o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, realizou, nos dias 4 de julho, em Missal, e 10 de julho, em Cascavel, a 3ª Reunião de Alinhamento com os Gestores Municipais de Educação Ambiental da Bacia do Paraná 3 (BP3), Oeste do Paraná e Conisul (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento do Sul de Mato Grosso do Sul). Os gestores da BP3 reuniram-se em Missal, e os demais em Cascavel. No total, participaram representantes de 54 municípios.

As reuniões de alinhamento são realizadas bimestralmente pelo Programa de Educação Ambiental de Itaipu. O objetivo é avaliar a execução das atividades planejadas, estabelecer as próximas ações, além de discutir novas propostas. São momentos em que os municípios podem dialogar com os técnicos de Itaipu, esclarecendo suas dúvidas e trazendo sugestões para garantir maior qualidade no resultado do trabalho.

Casa do Eletricista PISCINAS

A última reunião abordou as ações realizadas na Semana do Meio Ambiente, o início do processo de formação “Educação, saúde e sustentabilidade na escola”, a segunda etapa do Programa de Segurança Alimentar e Nutricional para Nutricionistas e Cozinheiras, as atividades do Programa Encontros e Caminhos, o planejamento da Ação Integrada do Dia da Árvore e as orientações para a Elaboração do Programa Municipal de Coleta Seletiva, considerando a Educação Ambiental na Gestão de Resíduos Sólidos.

O Programa de Educação Ambiental da Itaipu Binacional tem como objetivo promover capacitações e campanhas para mudanças de comportamento, visando o desenvolvimento sustentável do território e a manutenção da qualidade e quantidade de água para geração de energia. Ele atua em parceria com diferentes programas da Itaipu e de outras instituições, principalmente dos setores ambiental e social, promovendo ações mitigadoras num processo permanente e interdisciplinar. Neste contexto, a educação é o principal instrumento para a formação e desenvolvimento de pessoas que sejam capazes de reconhecer valores, assimilar conceitos e adotar atitudes sustentáveis.

 

Com Itaipu

TOPO