Fale com a gente

Paraná Vacinação

Quase 200 mil doses anticovid estão perto de vencer no Paraná

Na terça-feira (02), 22 mortes pela doença foram confirmadas no Estado, além de 1.894 novos casos da doença

Publicado

em

(Foto: Sesa)

Cerca de 200 mil doses de vacina contra a Covid-19 estão perto de vencer no Paraná, segundo a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa).

Em Maringá, no norte, são quase 20 mil doses. Em Foz do Iguaçu, no oeste, são cerca de 4,5 mil doses de vacina contra a Covid-19 venceram devido à baixa procura e precisaram ser descartadas.

Nesta terça-feira (02), mais 22 mortes por Covid-19 foram confirmadas, além de 1.894 novos casos da doença.

Em todo o estado, a validade das doses expira dentro dos próximos 30 dias. No caso de Maringá, os imunizantes vencem na sexta-feira (05). Se não foram aplicados, também serão descartados após a data.

“Esse levantamento é dinâmico e não indica, necessariamente, que esse montante chegará ao vencimento. A orientação dos municípios é de que realizem a busca ativa para ampliar a cobertura vacinal”, disse a Sesa.

Segundo a Secretaria de Saúde de Maringá, as doses no município chegaram em 5 de julho, quando foram descongeladas.

Na cidade, mais de 55 mil pessoas tomaram a 3ª dose a mais de 4 meses, por isso, já podem procurar unidades de saúde para tomar a 4ª dose. Para estimular a população, 12 unidades tiveram horário de atendimento ampliado, das 9 horas às 20h30.

A médica infectologista Ana Gurgel explicou a importância da 4ª dose, especialmente para idosos e imunossuprimidos.

“A 4ª dose, a dose do reforço, aumenta em até três vezes o poder de imunidade que a gente teve da primeira dose. Então é de suma importância todos fazerem o reforço, principalmente idosos e imunossuprimidos, porque com o tempo eles vão perdendo o poder de resposta imunológica”, explicou a médica infectologista Ana Gurgel.

Com G1

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente