Copagril
Paraná SUS

Quase 60% das cirurgias bariátricas feitas em 2018 no Brasil foram realizadas no Paraná

Ao todo, foram 6.692 procedimentos para tratamento da obesidade no estado, no ano passado (Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)

Um levantamento da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) apontou que o Paraná é responsável por 58% das 11.402 cirurgias bariátricas realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no ano passado em todo o país.

Ao todo, foram 6.692 procedimentos para tratamento da obesidade no estado. São Paulo teve 1,6 mil cirurgias realizadas, e Minas Gerais 938 procedimentos.

“Nós creditamos isso a duas coisas: a primeira é eficiência de gestão, e a segunda é a eficiência de resultados médicos. Poucas complicações e baixa mortalidade. Isso termina se refletindo em baixos custos”, disse o presidente da SBCBM, Marcos Leão Vilas Boas.

O estado conta com 13 hospitais credenciados para atendimento público e realiza cerca de 30 mil cirurgias por planos de saúde.

O consultor de Tecnologia em Informação Eduardo Trombini comemora a qualidade de vida depois de perder 55 quilos após a cirurgia.

“A obesidade é uma doença. Então, você precisa curar isso, tentar curar. A cirurgia bariátrica é apenas uma pequena vírgula, ali, no meio de tudo isso”, argumentou.

 

Congresso

Pra discutir mais sobre o assunto, quase dois mil profissionais participam de um congresso, em Curitiba, até este sábado (18). A ideia é apresentar e discutir novas técnicas e investimentos relacionados ao assunto.

O evento é realizado no Expo Unimed Curitiba, na Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 , no bairro Campo Comprido.

 

Com G1 PR 

TOPO