Depois de 13 horas, a rebelião na Delegacia de Iporã, no noroeste do Paraná, terminou no início da manhã deste sábado (26), por volta das 07 horas. O Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) chegou ao local de madrugada para fazer a negociação com os detentos.
O carcereiro feito refém foi libertado na noite de sexta-feira (25), sem ferimentos, de acordo com a Polícia Militar (PM). Pouco antes das 08 horas, os policiais estavam na carceragem fazendo os procedimentos de revista. Até a publicação desta reportagem, não havia sido informado se os presos chegaram a danificar o prédio.
Superlotação
A rebelião, que começou por volta das 18 horas de sexta, teve início após um dos detentos passar mal e morrer após chegar ao hospital. As causas da morte dele ainda não são precisas.
O local está superlotado. Atualmente, a carceragem abriga 57 presos, mas foi projetada para receber 28.
Na sexta-feira, foi apurado que dez presos do local devem ser transferidos para Cruzeiro do Oeste, com o auxílio do Grupo de monitoramento e fiscalizaçao do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) e do Departamento Penitenciário (Depen) do Estado. A Delegacia de Iporã é vizinha da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) da cidade e de um hospital.
RPC TV