Fale com a gente

Paraná Encontro de Núcleos

Representantes de 16 cooperativas do Oeste se reúnem para debater o futuro do sistema

Publicado

em

Registro da abertura do evento, com a mesa de honra composta (Fotos: Divulgação)

 

As cooperativas Uniprime Pioneira do Paraná e Unimed Costa Oeste foram as anfitriãs do Encontro de Núcleos Cooperativos da Ocepar, núcleo Oeste, no último dia 17.

Cerca de 90 representantes de 16 cooperativas da região participaram do encontro, que aconteceu na sede social da cooperativa Primato Agroindustrial, em Toledo, e teve como pauta principal os rumos do sistema paranaense para o próximo ano.

“Conseguimos reunir representantes de cooperativas de três dos principais ramos de atividades (agropecuário, crédito e saúde) para ouvir suas demandas, debater e propor ações para continuarmos avançando”, diz o superintendente do Sescoop-PR, Leonardo Boesche, reforçando o compromisso da Ocepar em estar perto das cooperativas.

Durante o encontro foi destacada a importância da discussão dos temas que serão tratados no Congresso Brasileiro de Cooperativismo – Marco regulatório, Gestão e governança, Inovação, Mercado, Intercooperação e Comunicação -, agendado para maio de 2019. As sugestões elaboradas pelos presentes serão apresentadas no Encontro Estadual de Cooperativas, em dezembro, e lá as ideias que melhor representarem o cooperativismo paranaense seguirão para o Congresso.

A programação contou com palestra do professor da UFPR Zaki Akel Sobrinho, que falou sobre o Biopark, o primeiro parque tecnológico privado do Brasil, localizado em Toledo. Ele, que é membro do Conselho Consultivo do Biopark, mostrou dados e imagens da estrutura que está em construção, mas já conta com um prédio que abriga o curso de medicina da UFPR campus Toledo. Ele colocou o espaço à disposição das cooperativas para futuras parcerias. “Queremos fomentar a pesquisa e a tecnologia na região”, enalteceu.

Já o professor do ISAE e convidado da FGV Rodrigo Casagrande palestrou sobre “Megatendências e Cenário na Gestão de Cooperativas”. O especialista fundamentou sua fala na perspectiva da gestão e da governança cooperativista, trazendo para o debate o avanço de projetos inovadores no mundo e como isso interfere no mercado (consumo e oferta de mão de obra).

Dentro do contexto cooperativo, Casagrande ressaltou a importância da intercooperação, um dos princípios do cooperativismo. “Ela fomenta a cocriação e a colaboração que cria um cenário de aprendizagem, que interfere na cultura de inovação e consequentemente no aumento da competitividade das cooperativas”, argumentou.

Ao final, as cooperativas Copacol e Sicredi Nossa Terra PR/SP, de Cafelândia, se manifestaram para receber o próximo Encontro de Núcleos, em março de 2019.

 

Cerca de 90 representantes de 16 cooperativas da região participaram do encontro, que aconteceu na Primato Agroindustrial, em Toledo

 

Com assessoria

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente