Fale com a gente

Paraná Aniversário

Silva e Luna comemora 70 anos trabalhando e com olhar em 2020

Publicado

em

(Foto: Rubens Fraulini/Itaipu Binacional)

Neste dia 30 de dezembro, última segunda-feira do ano, o diretor-geral brasileiro de Itaipu, general Joaquim Silva e Luna, comemorou o aniversário de 70 anos de idade (completados no dia anterior) da mesma forma como passou o ano: trabalhando, ao lado de colegas da empresa.

Mas a data não passou em branco. Diretores, gerentes e empregados da Itaipu Binacional e do Parque Tecnológico Itaipu (PTI) se reuniram no Centro Executivo para homenagear o aniversariante. “Tenho 70 anos, mas com a cabeça de 40, para continuar sonhando”, afirma.

Silva e Luna tem muitos motivos para comemorar. A Itaipu Binacional vai fechar o ano com números expressivos em diferentes áreas – da geração de energia, que registrou recorde de produtividade, ao turismo, com mais de 1 milhão de visitantes. O impasse para a contratação de energia a longo prazo, com o vizinho e sócio Paraguai, também foi superado.

“Realmente foi um ano que nos gratificou. Fizemos mudanças necessárias [na empresa] para recompor a equipe e conduzir o seu planejamento, sempre respeitando os princípios da boa administração pública – legalidade, moralidade, impessoalidade e eficiência. E conseguimos ótimos resultados”, afirma, citando o artigo 37 da Constituição Federal.

Silva e Luna tomou posse em fevereiro e, neste período, promoveu ajustes que resultaram numa economia superior a R$ 600 milhões para Itaipu, contemplando os anos de 2019, 2020 e 2021.

A nova estratégia viabilizou investimentos em obras estruturantes, que deixarão legado para Foz do Iguaçu e região. Uma das mais importantes é a Ponte da Integração Brasil-Paraguai, sobre o Rio Paraná, em construção com recursos de Itaipu. A empresa também vai financiar a Perimetral Leste, que conduzirá o fluxo de veículos pesados da nova ponte e também da Argentina para a PR-277.

Outro investimento destacado pelo diretor-geral são as obras no aeroporto, como a ampliação de pousos e decolagens e a duplicação da via de acesso ao terminal. A empresa também vai investir na reforma e ampliação do Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC), o maior e mais importante da região e que atende pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“Vim trabalhar hoje com o olhar para 2020”, afirmou, lembrando que, em momentos de escassez de recursos, é necessário usar a criatividade para tirar boas ideias do papel.

Silva e Luna aproveitou para agradecer o apoio que teve do corpo funcional, especialmente nos momentos mais difíceis. “Itaipu tem uma equipe forte, com sentimento de pertencimento. Não há como não ter sucesso nesta missão”, disse. “Fiz uma família aqui.”

Para o diretor técnico, Celso Torino, equilíbrio e serenidade definem a gestão de Silva e Luna. “Toda a nossa gente tinha muita ansiedade se a equipe seria reconhecida pela atual direção da empresa. E foi”, completa.

 

Com Itaipu Binacional

Copyright © 2017 O Presente