Fale com a gente

Paraná Fim das previsões

Simepar encerra Alerta Geada em 2023

Eventos fracos e localizados ainda podem ocorrer, contudo as chances de ocorrência de uma geada forte e de grande extensão no Paraná são muito reduzidas

Publicado

em

(Foto: Roberto Kleinschmidt)

Depois de quase quatro meses de atuação, o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) encerrou, na quarta-feira (13), o Alerta Geada do ano de 2023. 

Com início em oito de maio passado e em parceria com o IDR-IAPAR, o Alerta Geada forneceu previsões diárias de ocorrência e intensidade de geadas para todas as regiões paranaenses.

O objetivo desta ação é apoiar as atividades e a tomada de decisão dos agricultores paranaenses para proteção e mitigação dos efeitos que este fenômeno causa nas lavouras.

Com a proximidade do início da primavera no dia 23 de setembro e com o El Niño dominando o cenário climático global, eventos fracos e localizados ainda podem ocorrer, contudo as chances de ocorrência de uma geada forte e de grande extensão no Paraná são muito reduzidas.

No ano de 2023, o frio no estado do Paraná foi menos intenso se comparado ao observado no ano passado e apenas nas áreas do sul do estado (Palmas, General Carneiro) foram observadas temperaturas negativas neste ano.

O Alerta Geada voltará no próximo inverno para o acompanhamento e previsão do fenômeno no estado do Paraná.

Com Simepar

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente