O meteorologista Fernandos Mendes, do Simepar, falou sobre os eventos de chuva registrados no domingo (26) no Paraná.
Ele explica que no primeiro momento, as previsões indicavam uma frente fria na altura do Sul do Brasil se deslocando pelo oceano, além de uma área de baixa pressão na altura do Paraguai. Esse sistema acabou avançando ao norte do Paraguai.
Em contrapartida, houve a formação de uma linha de instabilidade, ou seja, várias células de tempestades uma ao lado da outa. Conforme o meteorologista, ela evoluiu do setor Oeste em direção ao Centro e ao Leste, perdendo força ao se aproximar da região Leste e dos Campos Gerais.
Nas primeiras horas de atuação dessa linha foram registradas chuvas fortes e bastante trovoadas até a região central do Estado do Paraná.
As regiões Oeste e Sudoeste do Estado foram as que mais registraram grandes volumes de chuva, ventos fortes, descargas atmosféricas e falta de energia elétrica. Diversos municípios registraram destelhamentos de casas e outros locais, quedas de árvores e postes.
Com Catve