Fale com a gente

Paraná Relatório

Sistema prisional do Paraná possui déficit de 4.744 vagas, diz o MP

Publicado

em

Entrada da PEP 1, onde ontem ocorreu uma fuga em massa (Foto: Foto: Osvaldo Ribeiro/SESP)

O sistema penitenciário do Paraná está superlotado. De acordo com relatório do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), divulgado ontem, o estado possui um déficit de 4.744 vagas. Ao todo, são 26.534 pessoas privadas de liberdade no estado, das quais 20.618 estão no sistema prisional do Estado e outras 5.916, em delegacias de polícia estaduais. O déficit de vagas, inclusive, é maior justamente nas delegacias (3.432 contra 1.312).

O relatório, produzido pela Comissão do Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública (CSP/CNMP), foi produzido a partir de uma série de visitas ao estado cujo foco primordial foi o controle externo da atividade policial e o cumprimento pelo Ministério Público local da Resolução CNMP nº 20/2007. Entre as falhas apontadas pelos especialistas, está o fato de 83,33% das delegacias apresentarem presos condenados com trânsito em julgado da sentença condenatória e o percentual de 96,43% das delegacias de polícia civil possuírem inquéritos policiais em trâmite há mais de dois anos.

Ademais, também foi ressaltada a dificuldade do Ministério Público do Estado do Paraná (MPPR) para “identificar as unidades policiais que se encontram em efetivo funcionamento, assim como para sanar as incorreções de nomenclatura ou de não funcionamento de unidade policial inserida no banco de dados do Sistema de Resoluções CNMP.”

 

Fuga de Piraquara

Na madrugada de ontem, inclusive, foi registrada a fuga de presos de alta periculosidade da Penitenciária Estadual de Piraquara (PEP 1), na região metropolitana de Curitiba (RMC). A ação, que terminou com 29 detentos fugidos, foi cinematográfica, com vários veículos queimados nas rodovias e estradas de acesso à penitenciária (como a BR-376, a PR-151 e a BR-116) para evitar a passagem de policiais. Durante a madrugada, ainda foram ouvidas várias explosões. De acordo com o Departamento Penitenciário do Paraná (Depen), a cerca de 40 homens fortemente armados ajudaram na fuga dos presos. Com capacidade para 647 detentos, a penitenciária abrigava, segundo o CNMP, 701 pessoas.

 

Com Bem Paraná

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente