Fale com a gente

Paraná Comitiva

SRI e Sebrae levam líderes do Oeste à conferência internacional de inovação

Publicado

em

Foz do Iguaçu teve candidatura defendida para ser a sede do evento em 2019 (Foto: Divulgação)

Uma comitiva de 34 pessoas da região Oeste do Paraná, representantes de entidades, cooperativas e associações, participantes do Sistema Regional de Inovação (SRI), participaram da Conferência Anpei de Inovação, realizada em Gramado (RS). Entre os destaques estiveram palestras de especialistas nacionais e internacionais, apresentação de cases de inovação de grandes empresas e instituições, debates, networking, rodadas de negócios e visitas técnicas.

Realizada desde 2001, a conferência se consolida, segundo os organizadores, como fórum privilegiado para o encontro de representantes de empresas, agências do governo e instituições de ciência, tecnologia e inovação para discussão e encaminhamentos de políticas e práticas voltadas à inovação nas empresas e no país.

 

Oeste do Paraná

De acordo com o secretário executivo da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação do Oeste do Paraná (Iguassu-IT), Marcelo Weçolovis, pautas de relevância foram trabalhadas nos dois dias de evento e que servem de estímulo para o ambiente de inovação proposto para a região.

As mudanças tecnológicas e as potenciais ameaças em novas oportunidades de crescimento e criação de valor; a objetividade do mundo dos negócios com a subjetividade emocional do cliente; a reestruturação dos processos, práticas e modelos de gestão; e a criação de valor a partir de novas formas de colaboração com o ecossistema, foram os focos trabalhados na Conferência Anpei de Inovação.

 

Ambiente de inovação

O diretor técnico da Fundação Parque Tecnológico de Itaipu (FPTI), Claudio Issamy Osako, ressalta que, no contexto de participação junto ao Sistema Regional de Inovação (SRI), agrega conhecer o que se tem em arte de inovação no Brasil, entender as práticas e dificuldades das empresas, o trabalho do Governo, e qual a disponibilidade de recursos para projetos de inovação. “A rede de contatos ampliada no evento é muito importante, dentro de um processo colaborativo”, observa.

 

Candidatura à sede

Claudio Osako também destaca a candidatura de Foz do Iguaçu, levada à Anpei, para sediar o evento em abril de 2019. “O objetivo é fortalecer o Programa Oeste em Desenvolvimento e toda a rede de inovação conjunta da região”, frisa. “Este tipo de evento é muito positivo e fortalece o ambiente regional”, observa o consultor do Serviço Brasileiro de apio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Alan Debus.

O principal objetivo foi atingido, segundo Debus, que é o fato de ter despertado a atenção dos líderes do Oeste em participar a conferência e estar em “sintonia” com os processos de inovação.

 

Com assessoria

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente