O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) emitiu um alerta para 32 municípios paranaenses que ainda não enviaram ou precisam corrigir informações contábeis, fiscais e educacionais exigidas pelo Governo Federal. Caso as pendências não sejam resolvidas até 31 de agosto, as cidades podem perder recursos da Complementação VAAT, uma das modalidades de financiamento do Fundeb.
O levantamento mais recente, divulgado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), mostra que os municípios com pendências representam cerca de 8% das 399 cidades do Paraná.
Para garantir o repasse em 2027, as prefeituras precisam atualizar dados financeiros e de investimentos em educação em dois sistemas do Governo Federal: o Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi) e o Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope).
Segundo o TCE-PR, quem não regularizar a situação dentro do prazo poderá deixar de receber recursos da União destinados a municípios com menor capacidade de investimento por aluno na educação básica. A complementação VAAT corresponde a 10,5% do total de recursos federais destinados ao Fundeb.
Além da perda financeira, o Tribunal alerta que a falta das informações pode comprometer a prestação de contas dos prefeitos e caracteriza descumprimento da legislação que regulamenta o Fundeb.
O acompanhamento das pendências está sendo feito pela Coordenadoria de Atendimento ao Jurisdicionado e de Controle Social do TCE-PR, que encaminhou comunicados às prefeituras, secretarias municipais de Educação e aos Conselhos Municipais de Educação e do Fundeb.
O Tribunal orienta os gestores a verificarem a situação nos sistemas oficiais e corrigirem as inconsistências o quanto antes para evitar prejuízos aos investimentos na educação pública.
As 32 cidades do Paraná que aparecem na lista de municípios com pendências e que podem perder recursos da complementação VAAT do Fundeb, caso não regularizem a situação até o prazo, são:
- Arapoti
- Barracão
- Boa Ventura de São Roque
- Bom Sucesso
- Califórnia
- Carlópolis
- Cerro Azul
- Cidade Gaúcha
- Coronel Domingos Soares
- Corumbataí do Sul
- Cruzeiro do Sul
- Diamante do Sul
- Fênix
- Flórida
- Inajá
- Itaguajé
- Lobato
- Manoel Ribas
- Marialva
- Moreira Sales
- Nossa Senhora das Graças
- Nova Londrina
- Nova Santa Bárbara
- Paula Freitas
- Peabiru
- Querência do Norte
- Realeza
- Rio Bom
- Santa Fé
- Santo Antônio do Paraíso
- São Jerônimo da Serra
- Ubiratã
Catve com assessoria
Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp