Paraná Para hospitais e serviços estratégicos

Tecpar vai produzir álcool gel para atender demanda contra o coronavírus

(Foto: Marcus Vinicius Schroeder)

O presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná (TECPAR), Jorge Callado, informou ao deputado estadual Michele Caputo (PSDB), nesta quinta-feira (19), que o órgão vai produzir solução de álcool em gel para atender hospitais e serviços estratégicos no enfrentamento do novo Coronavírus. A decisão foi tomada depois de um pedido ao governador Carlos Massa Ratinho Júnior. No último dia 17 foi aprovado na Assembleia Legislativa do Paraná um requerimento dos deputados Michele e Luiz Fernando Guerra (PSL) solicitando a produção de álcool em gel antisséptico concentrado à 70% de etanol, através do TECPAR.

A produção deve iniciar nos próximos dias, após a chegada dos insumos necessários para a fabricação. Todas as questões burocráticas de registro já foram superadas.

Casa do Eletricista – TORNEIRAS ELÉTRICAS

De acordo com o deputado Michele, durante a pandemia de gripe A H1N1, em 2009, o Tecpar já havia tomado a mesma medida para fortalecer o estoque de produtos direcionados a prevenção da doença. “Trabalhei no enfrentamento da gripe suína e lembrei da importância do Tecpar com essa produção de álcool gel naquela época. Por conta disso, dei a sugestão ao governador, que de imediato foi acatada, dando início a todas as medidas para viabilizar essa nova produção”, explica Caputo, que já foi secretário de Saúde de Curitiba e do Paraná.

Em 2009, o álcool em gel também estava escasso no mercado, devido à alta procura no comércio e teve ainda seu preço inflacionado. ” Não podemos ficar reféns do mercado neste momento. A produção própria pode garantir o abastecimento adequado dos nossos serviços de referência”, comentou Caputo.

 

Com Assembleia Legislativa do Estado do Paraná

 

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

TOPO