Fale com a gente

Paraná Vem chuva por aí

Temperaturas de julho ficaram acima das médias históricas no Paraná; tempo muda nesta quinta

Publicado

em

(Foto: Ana Paula Wilmsen/OP)

Julho deste ano foi de pouca chuva e temperaturas mais altas na maior parte do Paraná, muito em função da atuação de dois bloqueios atmosféricos (condição meteorológica que dificulta o avanço de sistemas frontais).

Em várias cidades foi o mês de julho mais quente desde a instalação das estações meteorológicas (Curitiba, Guarapuava e Pato Branco, por exemplo). A menor temperatura do mês ocorreu em General Carneiro: -1,8°C no dia 01/07. A temperatura em Loanda alcançou os 33,7°C (25/07).

Em Curitiba, a média de temperatura chegou a ficar entre 2 a 3 graus mais alta.

Sobre os bloqueios atmosféricos, o primeiro atuou nos primeiros 10 dias do mês, e o outro entre os dias 20 e 28/07. Houve deslocamento de alguns sistemas frontais (entre 11 e 12/07, entre 16 e 17/07 e no dia 29/07), mas a maioria provocou chuvas pouco expressivas.

Ao longo do mês choveu mais no sudoeste e no centro-sul, mas mesmo assim houve déficit de precipitação em relação às médias históricas. Em Palmas choveu 84,2 mm. Em Londrina foram apenas 1,4 mm.

Previsão

A partir desta quinta-feira (4), a instabilidade atmosférica aumenta no Paraná, devido ao avanço de uma nova frente fria. Chuvas já são esperadas no período da manhã entre o oeste, sudoeste e sul paranaense, regiões estas que também apresentam temperaturas mais amenas. As condições para ocorrência de temporais localizados também são mais evidentes nestes setores.

Nas demais regiões, será mais um dia de bastante calor. Conforme o sistema frontal desloca-se sobre o Estado, há possibilidade de chuvas ocasionais e rápidas. No norte pioneiro, é baixa a expectativa para precipitações.

Com Bem Paraná e Simepar

Copyright © 2017 O Presente