O Presente
Paraná

Tempestades perdem força no Paraná no fim de semana, mas calor e sensação de abafamento continuam

Segundo Simepar, ar mais seco avança pelo Estado. Chuvas ficam mais isoladas e temperaturas começam a cair no domingo


calendar_month 2 de janeiro de 2026
2 min de leitura

A previsão do tempo indica que as tempestades intensas registradas ao longo da semana no Paraná devem perder força neste fim de semana. Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a mudança ocorre com a chegada de uma massa de ar mais seco sobre o estado.

“O tempo começou a mudar ao longo desta sexta-feira (2). Um ar mais seco já está se aproximando do estado, tanto que nas regiões Oeste e Sudoeste já não se espera eventos severos como os registrados ao longo da semana”, explica o meteorologista Reinaldo Kneib, do Simepar.

Na quinta-feira (1), um tornado com ventos de até 120 km/h foi registrado em Mercedes, no oeste do Paraná. O fenômeno foi classificado como F1, segunda categoria mais baixa na escala de tornados, segundo o Simepar. Não houve registro de ocorrências na Defesa Civil Estadual.

Chuvas ainda ocorrem em parte do estado

Apesar da redução dos temporais, ainda há previsão de chuva em algumas regiões. No Norte, Campos Gerais e Leste do Paraná, as pancadas devem ocorrer principalmente no período da tarde. No Noroeste, a chuva pode aparecer em diferentes momentos do dia.

Mesmo com a nebulosidade, o tempo segue abafado em todo o estado.

No sábado (3), uma massa de ar menos aquecida e com menor umidade avança sobre grande parte do Paraná. Com isso, o volume de chuva diminui.

“No Litoral, ainda há previsão de pancadas isoladas, mas com baixo volume. Na Região Metropolitana de Curitiba, o sol aparece entre nuvens. No Interior, predomina a nebulosidade variável, e no Oeste e Sudoeste pode ocorrer garoa ocasional à tarde”, afirma Kneib.

No domingo (4), o tempo fica mais estável, com predomínio de sol no Interior do estado. As temperaturas, no entanto, entram em declínio com a atuação de um ar menos aquecido.

Após uma semana com máximas próximas dos 30 °C em várias cidades, os termômetros devem marcar cerca de 20 °C em Curitiba e na Região Metropolitana. No Litoral, as máximas ficam entre 23 °C e 24 °C, com possibilidade de garoa isolada.

Veja a previsão do tempo para Marechal Cândido Rondon, segundo o Simepar:

Com G1

Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.