As trinta cidades paranaenses que iniciaram a nova etapa da aplicação das vacinas contra a dengue na terça-feira (20) farão o Dia D de vacinação neste sábado (24).
A dose será fornecida para quem já participou da primeira e a segunda etapas anteriores, conforme a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). A imunização não contemplará pessoas que ainda não tomaram a vacina.
O público-alvo nesta etapa, que vai até o dia 28 de abril, é de 110 mil pessoas. Na última etapa, realizada no fim de 2017, 174 mil pessoas foram vacinadas contra a dengue. Para receber a vacina é necessário apresentar documento de identificação e a carteira de vacinação.
Participam da campanha da vacinação contra a dengue os seguintes municípios:
- Assaí
- Bela Vista do Paraíso
- Boa Vista da Aparecida
- Cambará
- Cambé
- Cruzeiro do Sul
- Foz do Iguaçu
- Ibiporã
- Iguaraçu
- Itambaracá
- Jataizinho
- Leópolis
- Londrina
- Mandaguari
- Marialva
- Maringá
- Maripá
- Munhoz de Mello
- Paiçandu
- Paranaguá
- Porecatu
- São Miguel do Iguaçu
- São Jorge do Ivaí
- São Sebastião da Amoreira
- Santa Isabel do Ivaí
- Santa Fé
- Santa Terezinha de Itaipu
- Sarandi
- Sertanópolis
- Tapira
Recomendação da Anvisa
Em novembro de 2017, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) passou a recomendar que a vacina da dengue não seja tomada por quem nunca teve a doença. A imunização, conforme a Anvisa, é considerada segura apenas para as pessoas que já foram infectadas pelo vírus.
Mesmo assim, o Governo do Paraná manteve a oferta da vacina contra a dengue nas 30 cidades definidas para receber a campanha, que começou em agosto de 2016 e aplica as doses gratuitamente.
De acordo com a Sesa, a decisão de adoção da vacina foi tomada com base em critérios epidemiológicos dos últimos cinco anos no estado e seguindo recomendações de órgãos como a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Além disso, segundo a secretaria, mais de 70% dos casos de primeira infecção por dengue são assintomáticos, ou seja, a pessoa não identifica a doença. Ainda conforme a Sesa, os vacinados são monitorados e não houve registro de reação adversa grave em etapas anteriores.