Copagril
Paraná Potencial

Turismo e Criatividade no Desenvolvimento Regional é tema de palestra promovida pela Adetur Cataratas e Caminhos

O evento reuniu diretores da Adetur, gestores municipais de turismo, estudantes, agricultores, empresários e prestadores de serviço no setor de turismo (Foto: Divulgação)

A Adetur, Agência de Desenvolvimento Turístico da Região Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu, promoveu na quarta-feira (24), no Bourbon Business Hotel, em Foz do Iguaçu, uma palestra gratuita com o tema Turismo e Criatividade no Desenvolvimento Regional, com a renomada Ivane Fávero.

O evento reuniu diretores da Adetur, gestores municipais de turismo, estudantes, agricultores, empresários e prestadores de serviço no setor de turismo tanto de Foz do Iguaçu, quanto de outros municípios da região de abrangência. Duas caravanas foram organizadas pelos municípios de Guaíra e Medianeira.

Casa do Eletricista folha LORENZETTI

De acordo com a Secretária de Turismo, Esporte e Cultura de Guaíra, Camila de Souza Terron, a participação na palestra foi fundamental para reforçar a essência em alcançar o sucesso ao trabalhar com o turismo. “Guaíra tem um potencial fantástico e precisamos trabalhar de uma forma integrada. Tivemos a participação de pessoas de diversos segmentos, tais como gastronomia, hotelaria, produtores rurais que trabalham com agroturismo, o nosso vice-prefeito, Secretária de Desenvolvimento Econômico e Emprego, diretor de estradas e rodagens e diretora de turismo. O turismo é uma ação conjunta, que depende de vários segmentos e entendemos que isso precisa ser trabalhado junto. Precisamos valorizar a nossa identidade, a nossa essência, Guaíra tem muito para oferecer. Saímos daqui com uma boa sensação de querer fazer mais, com a cabeça aberta”, destaca.

O presidente da Adetur, Jadir Darlan Puntel, afirma que é sempre válido receber conhecimento de destinos concretizados, experiências e a inovação no turismo. “Temos o potencial em toda nossa região e precisamos buscar essa criatividade e desenvolver no nosso local o turismo. A parceria que a Adetur tem com o convênio de Itaipu, proporciona isso, buscarmos pessoas renomadas, como a Ivane Fávero, consultores do turismo, que já tem uma formação ou experiência, que nos apresentou importantes iniciativas. Acreditamos que podemos fazer aqui na nossa região um destino turístico”, salienta.

A palestrante Ivane Fávero é consultora e mestre em turismo, atual presidente da Associação Internacional de Enoturismo e possui uma vasta experiência na área, atuando há cerca de 20 anos no setor público. Segundo ela, a devolutiva dos participantes foi gratificante. “Foi excelente, posso dizer que senti a energia das pessoas, a vontade de fazer acontecer. As referências específicas trazidas serviram de provocações, para a mudança da realidade em todos esses territórios que estavam aqui presentes, aproveitando a força do destino âncora com as cataratas, com a usina, com a tríplice fronteira, com a realidade da gastronomia da Argentina, de compras no Paraguai, mas agregando outros produtos, pautado em experiências autênticas, únicas, trabalhados com criatividade, com inovação, valorizando a cultura de cada um deles. Ressaltei a importância de trabalhar mais em parceria, buscando efetivamente a união organizada, por meio do planejamento e depois que todos esses planos se tornarem efetivamente ações, teremos os resultados esperados para o desenvolvimento sustentável do turismo aqui na região da Adetur Cataratas e Caminhos, finaliza.

 

Com assessoria

TOPO