Paraná Estudos publicados

UFPR é a 7ª do Brasil em produção científica sobre inteligência artificial

(Foto: UFPR/Divulgação)

Um ranking divulgado pela revista Pesquisa Fapesp no último dia 11 mostra a Universidade Federal do Paraná (UFPR) entre as sete instituições científicas brasileiras com mais estudos publicados sobre o tema inteligência artificial. O levantamento foi feito pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) tendo como fonte a plataforma Incites, do Web of Science, e trata especificamente de publicações na área de Ciências da Computação.

O ranking publicado na seção “Dados” da revista considera trabalhos publicados entre 2014 e 2018. Foram selecionadas as publicações do tipo “article”, “proceeding paper” e “review”.

Casa do Eletricista – TORNEIRAS ELÉTRICAS

Com base nesses critérios, a revista indica que a UFPR é a segunda instituição do Sul em produção científica na área. Nas dez primeiras posições há apenas universidades públicas, entre elas a também paranaense Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR).

 

EVOLUÇÃO

A publicação destaca que o Brasil é o 12º país em publicações científicas sobre inteligência artificial, o que mostra um salto na autoria de pesquisadores brasileiros em relação à posição do início do período (15º).

Também ressalta que a quantidade de publicações triplicou no mundo entre 2000 e 2018. Desde 2005 a China é a líder em número de publicações.

Acesse a reportagem da Pesquisa Fapesp clicando aqui.

 

Com Bem Paraná

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

TOPO