O perfil da população paranaense se concentra em zonas urbanas, tem 60 anos ou mais, e é alfabetizada, conforme a primeira Pesquisa por Amostra de Domicílios do Paraná (PAD).
Feito pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), o levantamento entrevistou 70 mil domicílios paranaenses, entre abril e julho de 2025. Foram coletadas informações sobre perfis dos moradores, condições de moradia, situação de trabalho e renda, além de hábitos e condições alimentares.
Inédita, a pesquisa levantou dados de seis grandes regiões do Paraná:
- Região de Curitiba, que abrange 45 municípios;
- Região de Londrina, que abrange 94 municípios;
- Região de Maringá, que abrange 115 municípios;
- Região de Cascavel, que abrange 100 municípios;
- Região de Ponta Grossa, que abrange 26 municípios;
- Região de Guarapuava, que abrange 19 municípios.
Segundo o Ipardes, a pesquisa oferece dados essenciais para políticas públicas.
Detalhamento

A pesquisa indica que 89,8% da população vive em áreas urbanas e 10,2% em áreas rurais.
Na distribuição entre as regiões, Curitiba tem a maior concentração urbana, com 32,9%, enquanto Cascavel, no oeste do estado, tem a maior proporção rural, com 2,9%.
Em relação à idade, a pesquisa aponta que a faixa etária predominante no Paraná é de pessoas com 60 anos ou mais, representando 17,6%. Em seguida, estão as pessoas entre 30 a 39 anos, representando 15%.
Confira:

Educação
Em relação à alfabetização, a pesquisa revela que 95,3% da população com 15 anos ou mais sabe ler e escrever. A taxa de alfabetização é maior nas zonas urbanas, com 95,6%, do que nas rurais, com 92,8%.
Quando considerado o nível de instrução, a pesquisa indica que 37,1% dos paranaenses têm ensino médio completo, 18,7% têm ensino superior e 3,2% são analfabetos.
Moradia e infraestrutura
A pesquisa apurou ainda que 66,7% dos paranaenses têm domicílio próprio, 25,5% alugado e 6,9% cedido. Entre os paranaenses com casa própria, 78% ficam na zona rural.
Em relação à infraestrutura, 95,8% da população urbana tem acesso à rede de água geral de distribuição, como Sanepar e Samae, por exemplo, enquanto na população urbana, o índice é de 18,9%.
Na população urbana, 3,7% dos domicílios tem poços artesianos ou rasos, enquanto na rural são 53,5% dos domicílios.
Além disso, 95,8% do lixo domiciliar é coletado no estado – sendo 99,7% nas zonas urbanas e 61,5% nas rurais.
Com G1
Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp

