Copagril
Paraná Fatores de risco

Uso de celular vira a terceira principal causa de acidentes

Pensado nisto, o Memorial da Segurança no Transporte acaba de ganhar uma nova atração interativa (Foto: Divulgação)

Dados da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) apontam que a combinação celular e volante é a terceira causa de mortes no trânsito, atrás do excesso de velocidade e de dirigir sob efeito de álcool. A diferença é que nem todos abusam da velocidade ou dirigem embriagados, mas já o celular vai estar presente com o motorista.

Pensado nisto, o Memorial da Segurança no Transporte acaba de ganhar uma nova atração interativa. Um simulador de direção que mostra aos visitantes os perigos dirigir e usar o celular ao mesmo tempo. Estudos comprovam que a combinação celular e volante aumenta em 23 vezes as chances de sofrer um acidente de trânsito.

“O Memorial é um espaço de lazer e entretenimento que estimula o visitante a refletir sobre suas atitudes no trânsito. Com esse novo simulador as pessoas que vierem até o memorial vão ter a oportunidade de sentir o quanto o uso de celular na direção distrai o condutor e aumenta o risco de acidentes” declara Marli Bonatti, coordenadora de projetos sociais da Associação Viking, instituição responsável pelo Memorial, que fica na Cidade Industrial de Curitiba.

O Memorial tem ainda outros simuladores, como o “cracs test”, onde o visitante experimenta um teste de batida com óculos virtual, um outro que simula um tombamento, além de outro que simula a direção sob efeito de bebida alcoólica.

“Esses e outros recursos que temos no Memorial levam o visitante a perceber o seu dia a dia no trânsito com um olhar diferente, divertido. A intenção é despertar a consciência e estimular o comportamento seguro no trânsito”, diz Ariza Sozzo, do Memorial da Segurança.

 

Blitze

Agentes de trânsito, equipes da Escola de Trânsito e autoridades fazem, hoje, mais blitze em bares de Curitiba. As abordagens educativas fazem parte das ações do Maio Amarelo, de conscientização sobre os riscos no trânsito. As blitze educativas são realizadas desde o início do mês, e contam com abordagem sobre os perigos de bebida e direção, utilização do bafômetro descartável, incentivo ao uso de táxi/uber ou “motorista da rodada”. Novas ações semelhantes ainda serão realizadas nos dias 24 e 31 de maio nas principais rotas gastronômicas da cidade.

Neste sábado (18), duas ações estão agendadas. Das 09 às 13 horas, serão realizadas abordagens lúdicas e educativas de trânsito nos terminais de ônibus do Pinheirinho e do Cabral. Na outra ação, voluntários do Grupo Trânsito Seguro participam da Marcha para Jesus, em carro de som e desfile com veículos acidentado. No domingo há ações no Parque São José.

 

Com Bem Paraná 

TOPO