Fale com a gente

Paraná Próxima semana

Vacinação de adolescentes e 3ª dose devem começar a partir de quarta-feira no Paraná

Publicado

em

Vacinação de adolescente em Toledo (Foto: José Ferando Ogura/AENPr)

O secretário estadual de Saúde, Beto Preto, afirmou que a vacinação adolescentes no Paraná poderá começar a partir de 15 de setembro. A data foi definida pelo Ministério da Saúde como o início da distribuição dos imunizantes da Pfizer destinados ao público de 12 a 17 anos. Posterior a essa data, a Secretaria de Saúde do Paraná, deverá divulgar um calendário de vacinação de acordo com a chegada dos lotes de vacinação contra a Covid-19.

Beto Preto afirmou ainda que devem fechar ao mês de setembro com 100% da população, acima de 18 anos, vacinada. “Tem aquela parcela da população que não quis se vacinar e que espero acabem se vacinando, porque novas cepas devem aparecer e essas pessoas serão ‘presas fáceis para essas novas cepas”, disse Beto Preto ao receber parte da 49ª remessa de vacinas contra a Covid enviadas ao Paraná pelo Ministério da Saúde, nesta manhã de quinta-feira (9).

O Paraná vai recebeu 100.400 com 100.400 imunizantes da CoronaVac/Butantan é destinada à primeira e segunda doses (D1 e D2) e deve desembarcar no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, às 10h25, no voo G31126. Esse montante faz parte de um lote de 158.900 vacinas contra a Covid-19 nesta quinta-feira (9), referente à 49ª pauta de distribuição do Ministério da Saúde.

Beto Preto falou ainda da terceira dose de reforço da vacina. Segundo ele, os imunizantes serão destinados à população acima de 70 anos, que já tenham tomado a segunda dose há seis meses. Os imunizantes destinados a terceira dose devem começar a ser enviados a partir do dia 15 de setembro.

Conforme a recomendação do Ministério, o envio de vacinas para imunização de adolescentes, de 12 a 17 anos, deve começar no próximo dia 15 em todo o Brasil. Essa é a orientação do Ministério da Saúde, divulgada em uma Nota Técnica na úlitma quinta-feira, 2. A nova etapa, com a ampliação da campanha de vacinação, será possível após a conclusão do envio de vacinas Covid-19 para imunizar toda a população adulta brasileira com a primeira dose, prevista até a primeira quinzena do mês.

A vacinação deve ser realizada com o imunizante da Pfizer/BioNTech, considerando que é o único, até o momento, autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para essa faixa etária. Portanto, a partir da segunda quinzena de setembro, todos os estados e Distrito Federal começam a receber o quantitativo de doses destinado para esse público.

Para garantir a imunização completa, com as duas doses, a recomendação do Ministério da Saúde é para que estados e municípios sigam uma ordem de prioridades. Primeiro, devem ser vacinadas adolescentes com deficiência permanente e em seguida, quem tem comorbidades previstas no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO). Após esses dois grupos, a prioridade é de gestantes e puérperas, entre 12 e 17 anos, adolescentes privados de liberdade e por fim, adolescentes sem comborbidades.

“São mais de 20 milhões de adolescentes de 12 a 17 anos. Com a chegada de mais doses da Pfizer até o fim de setembro, teremos doses suficientes para distribuir imunizantes e vacinar, não só os adolescentes, mas também aplicar a dose de reforço nas pessoas com mais de 70 anos e imunossuprimidos. Mas é importante que os municípios concluam a vacinação dos adultos com a primeira dose”, reforçou o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz.

Para os municípios que não têm capacidade de armazenamento para a vacina da Pfizer, a orientação da pasta é para que as alternativas sejam articuladas entre as gestões estaduais e municipais, considerando a possibilidade de imunizar esse público em outra cidade.

 

Adolescentes vacinados

Com o avanço da campanha em todo o país, alguns estados já iniciaram a imunização desse público, entre 12 e 17 anos. Segundo a plataforma LocalizaSUS, mais de 2 milhões de crianças e adolescentes começaram o ciclo vacinal até agora. A recomendação do Ministério da Saúde é para que os estados e municípios completem a vacinação da população acima de 18 anos antes de começar a imunização deste público.

Todas as orientações para garantir o andamento da campanha de vacinação com equidade em todo o Brasil são pactuadas frequentemente, entre representantes da União, estados e municípios. Se houver o descumprimento do que foi acordado e do PNO, o Ministério da Saúde não tem como garantir a distribuição de doses suficientes para completar o esquema vacinal de toda a população, além de prejudicar a imunização equânime em todo o país.

 

Campanha acelerada

Até agora, já são mais de 233,7 milhões de doses de vacinas Covid-19 distribuídas para todo o país. Mais de 195 milhões já foram aplicadas: 82% da população adulta está vacinada com a primeira dose e 39,6% completaram o esquema vacinal com as duas doses ou a vacina de dose única.

 

Com Bem Paraná

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente