Fale com a gente

Paraná

Vídeo de onça invadindo casa e atacando cachorro em São Miguel é falso

De acordo com informações obtidas, o vídeo é antigo. Trata-se de um leopardo e o ataque ocorreu na Índia, numa região onde há uma reserva com grande número desses animais e uma grande área urbana no seu entorno

Publicado

em

O vídeo de uma suposta onça adentrando em uma residência e atacando um cachorro tem circulado em redes sociais dando conta de que o fato teria ocorrido em São Miguel do Iguaçu.

Para confirmar a informação, a reportagem de O Presente entrou em contato com a Polícia Ambiental do Parque Nacional de Iguaçu. Conforme um soldado desta polícia, não foi feita nenhuma notificação sobre o caso. “Outras pessoas já entraram em contato pedindo sobre o assunto”, declarou.

Em busca de outras informações a respeito, a reportagem encontrou uma declaração de membros do projeto “Onças do Iguaçu”. Integrantes da entidade chegaram a procurar órgãos de comunicação em São Miguel para esclarecer o fato, tamanha a repercussão sobre o caso, e desmentir a relação do ocorrido com o município. “O vídeo foi atribuído a São Miguel do Iguaçu de forma irresponsável, causando pânico e desinformação. Nosso objetivo não é simplesmente salvar as onças, mas promover a coexistência entre o homem e o animal que dividem o mesmo território”, afirma a coordenadora executiva do Projeto Onças do Iguaçu, Yara Barros.

Segundo ela, há algumas semanas, membros do Projeto Onças do Iguaçu, do Parque Nacional do Iguaçu, Instituto Chico Mendes e Polícia Ambiental fizeram um trabalho de prevenção e orientação em uma propriedade da linha São Brás, situada nas proximidades da unidade de conservação. No entanto, Yara diz que a presença de onças naquela região está controlada e não há registro de qualquer predação a animais domésticos.

A orientação ao visualizar a presença de animais silvestres em áreas rurais é entrar em contato com os órgãos responsáveis.

 

O vídeo

De acordo com informações obtidas, o vídeo é antigo. Trata-se de um leopardo e o ataque ocorreu na Índia, numa região onde há uma reserva com grande número desses animais e uma grande área urbana no seu entorno. Teria sido exibido num documentário do Discovery Channel. Confira:

Copyright © 2017 O Presente