Poder Legislativo Tradição quebrada

Antonio “Zoio” surpreende é o novo presidente da Câmara de Toledo

Foto: Jornal do Oeste

“Aqui nesta casa deputado não manda”. A frase, em tom de desabafo e recado ao mesmo tempo, foi dita tão logo se soube do resultado – surpreendente – da eleição para a nova direção da Câmara de Toledo. Antônio “Zoio” de Freitas (PSL) venceu por 11 votos a 8 Vagner Delabio (PSD), candidato da base de sustentação ao prefeito Lucio de Marchi (PP).

A eleição de “Zoio” quebra uma tradição na história do Legislativo local: a do presidente ter afinidade política com o prefeito. Em compensação manteve outra: de sempre haver surpresas no dia da eleição para os cargos da mesa diretiva. E assim aconteceu de novo, mas dessa vez com uma dura derrota política ao prefeito, já que os votos decisivos para a escolha do novo presidente partiram justamente de vereadores de sua base.

Lembrando vir de uma origem humilde, o novo presidente prometeu agir dessa forma no mais alto cargo dentro do Legislativo. “Zoio” lembrou ter sido uma semana tensa, ainda mais pela “pressão” que disse ter recebido de deputados de Toledo e região, sem citar nomes. “Aqui é um poder independente e vamos agir dessa forma”, avisou o presidente eleito.

Gabriel Baierle (PTB) será o 1º vice-presidente; Marcos Zanetti (PDT) o 2º vice; Leoclides Bisognin (MDB) foi eleito o 1º secretário e Valtencir “Careca” (PP) o 2º secretário.

 

Com Jornal do Oeste

TOPO