2º Agita Rondon – 2019
Poder Legislativo Saúde animal

Arion cobra implantação do Centro de Controle de Zoonoses em Marechal Rondon

Foto: Cristiano Viteck

Em indicação apresentada nesta segunda-feira (12), o vereador rondonense Arion Nasihgil cobrou da Prefeitura, por meio de indicação, a instalação do Centro de Controle de Zoonoses em Marechal Cândido Rondon. De acordo com ele, o município é um dos poucos do Paraná, dentre aqueles com similaridade de população, estrutura e orçamento, que ainda não conta com um órgão próprio para a defesa dos animais desassistidos, por intermédio de sistemas específicos de vigilância sanitária, epidemiológico e ambiental.

Na opinião dele, a construção da unidade representaria um avanço não apenas para a causa animal, mas também para a saúde pública local. “O centro seria responsável, dentre outras atribuições, pelo recolhimento de animais de rua, pela vigilância, prevenção e controle das doenças transmitidas por diversas espécies de animais, visando a profilaxia das doenças de origem animal transmissíveis ao ser humano, como a raiva, e de moléstias oriundas de vetores com relevância para a saúde comunitária”, explica.

Casa do Eletricista PISCINAS

Arion lembra que trabalho similar é realizado atualmente pelo GAPA – ONG Arca de Noé. “Entretanto, ela não consegue sozinha resolver todos os problemas, pois possui recursos limitados diante da ausência de um apoio concreto do Poder Público e das dificuldades comumente encontradas por entidades dessa natureza”, completa.

Em outra indicação, o vereador sugere, a exemplo de outros pedidos já realizados com finalidade semelhante, que a Prefeitura tome as devidas providências visando evitar a falta de medicamentos de uso contínuo para o tratamento de hipertensão na rede municipal de saúde. Conforme pacientes que usam medicamentos como metoprolol, é frequente a ausência deles para fornecimento na Farmácia Básica – Central de Medicamentos, bem como em algumas unidades de saúde.

 

Com assessoria

TOPO