Copagril – Sou agro com orgulho
Poder Legislativo Marechal Rondon

Arion propõe inclusão de educação financeira na grade escolar da rede municipal

Foto: Cristiano Viteck

Através de indicação apresentada na sessão desta semana do Legislativo Municipal, o vereador Arion Nasihgil solicitou que o governo rondonense seja parceiro do programa “Aprender Valor”, de iniciativa do Banco Central do Brasil, que visa estimular a Educação Financeira e Educação para o Consumo em estudantes das escolas públicas municipais.

Casa do Eletricista – Energia Solar

Em 2021 a iniciativa entrou em fase de expansão nacional, possibilitando que escolas e redes municipais e estaduais de educação tenham acesso aos recursos do programa. Dessa forma, nos Municípios que fizerem adesão ao programa, conhecimentos sobre formas de melhorar a gestão do dinheiro podem chegar a estudantes de Ensino Fundamental de qualquer localidade.

“Tratar sobre Educação Financeira no contexto escolar é uma urgência social, tendo em vista os impactos, na vida individual e coletiva, no presente e no futuro, causados pelo modo como as pessoas lidam com o consumo e com os recursos financeiros e materiais”, defendeu Arion.

Nied 2021 C

Ele explicou ainda que a inserção da Educação Financeira e da Educação para o Consumo nos currículos escolares, como proposta pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), auxilia a inserção crítica e consciente de crianças e adolescentes no mundo atual, contribuindo para a constituição da cidadania. Além disso, aproxima o aprendizado escolar da vida prática, contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.

O programa do BCB disponibiliza formação específica para que diretores de escolas aperfeiçoem seus conhecimentos sobre metodologia de trabalho com projetos e sobre como implementar o tratamento de temas contemporâneos transversais – no caso, a Educação Financeira e a Educação para o Consumo – nas escolas. Os professores, por sua vez, recebem formação prática de como ensinar esse tema na sala de aula.
“Todos os atores envolvidos recebem ainda formação sobre Educação Financeira aplicada à sua vida pessoal. Além de impactar positivamente a forma como os profissionais lidam com suas finanças no dia a dia, essa formação faz com que adquiram mais confiança na hora de discutir e trabalhar o tema em suas escolas, na sala de aula, com seus estudantes”, finalizou o parlamentar.
Já em requerimento, Arion solicitou novamente à Prefeitura de Marechal Cândido Rondon que readéque o cálculo do adicional de insalubridade pago aos profissionais de saúde do município. O pedido teve como base indicação apresentada por ele ainda no início deste ano.

Arion defendeu que o benefício decorrente da insalubridade seja concedido de acordo com a remuneração de cada servidor, bem como haja a majoração do percentual para 40% para todos que estejam atuando na linha de frente do setor de saúde, enquanto perdurar a pandemia da Covid-19.

“Até o presente momento este pleito não foi atendido, não havendo a adoção de qualquer ação administrativa ou legislativa que desse ensejo ao atendimento da proposta. Considerando ser este um pedido antigo dos servidores envolvidos, denota-se que mesmo com o passar das gestões municipais, parece não haver interesse na modificação destas questões, conforme requerido por este vereador e também por outros parlamentares em oportunidades pretéritas”, lamentou o vereador.

Além de questionar a administração municipal se há interesse de alterar essa situação, Arion pediu que sejam encaminhadas à Câmara cópias do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), do Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho (LTCAT) e do Laudo de Insalubridade e Periculosidade (LIP), atualmente vigentes aos servidores públicos do Município.

Em outra proposição, ele solicitou à Prefeitura que pavimente os trechos que não são asfaltados nas Ruas 31 de Março e Presidente Costa e Silva, no bairro Jardim Primavera.

Por fim, em requerimento em parceria com o vereador Claudio Kohler (Claudinho), Arion solicitou informações do Executivo Municipal sobre a existência de projeto e previsão de início das obras de revitalização da praça de Porto Mendes, bem como sobre as melhorias que deverão ser implementadas no local, tendo em vista a situação precária em que ele se encontra.

 

Com assessoria

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

TOPO