Fale com a gente

Poder Legislativo Entrega de alimentos

Arion propõe programa “Merenda em Casa” para atender alunos durante pandemia

Publicado

em

(Foto: Cristiano Viteck)

O vereador Arion Nasihgil, em indicação apresentada nesta segunda-feira (06), propõe à Prefeitura de Marechal Cândido Rondon que institua o programa “Merenda em Casa”. O objetivo é entregar aos alunos carentes da rede municipal de ensino produtos alimentícios em substituição à merenda escolar.

Com as escolas fechadas em razão da pandemia de coronavírus, estas crianças não têm mais as refeições que eram servidas nos educandários.

O vereador cita pesquisa divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), que demonstra que a merenda escolar representa a principal refeição do dia para até 56% dos alunos das escolas públicas em algumas regiões do país.

“Em cidades mais desenvolvidas da Região Sul, como a nossa, em torno de 9% dos alunos sequer se alimentam em casa antes de irem à escola. Ou seja, a influência da oferta da merenda escolar na alimentação das crianças é significativa, representando, especialmente para aquelas de famílias mais carentes, um meio essencial de nutrição e subsistência”, alerta Arion.

Ele esclarece que o Governo do Paraná, através do Decreto 4.316/2020, já determinou a entrega dos alimentos perecíveis e não perecíveis da merenda escolar aos alunos em situação de vulnerabilidade, devidamente inscritos em programas de assistência social. Isso permite que os estudantes da rede estadual recebam quinzenalmente os alimentos da merenda escolar em suas residências.

Se atendido pelo governo rondonense o pedido para que seja instalado no município o programa “Merenda em Casa”, Arion sugere que os alimentos sejam entregues diretamente na residência dos alunos, garantindo o isolamento social e justificando inclusive o nome do programa.

“Na impossibilidade da entrega domiciliar, sugere-se a entrega em locais e datas específicas, mediante a comprovação do atendimento das condições impostas pelo estudante ou sua família, priorizando sempre os mais carentes”, afirma.

Ainda sobre o coronavírus, o vereador propõe que a administração municipal busque de forma urgente junto ao Ministério da Saúde o recebimento dos testes rápidos para detecção do Covid-19. Também em requerimento, Arion solicita que a Secretaria Municipal de Saúde informe o Poder Legislativo sobre a disponibilidade dos medicamentos fosfato de cloroquina e sulfato de hidroxicloroquina no estoque do Município, visando eventual tratamento de pacientes em estado grave que contraírem o coronavírus.

Da mesma maneira, o vereador solicita que sejam relatadas as medidas de prevenção à doença adotadas na Farmácia Básica/Central de Medicamentos para evitar o contágio e a proliferação entre os servidores e no atendimento ao público.

Por outro lado, em requerimento assinado em conjunto com com o vereador Claudio Kohler (Claudinho), Arion pede informações da Prefeitura sobre o número de exames para detecção de dengue realizados nos últimos 30 dias.

 

Com assessoria

 

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente