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Poder Legislativo Queixas recebidas

Arion questiona problemas de atendimento no posto de saúde de São Roque

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Foto: Cristiano Viteck

 

Ontem (22), o vereador Arion Nasihgil teve aprovados três requerimentos com pedidos de informações ao Poder Executivo rondonense. Um deles é referente à reiterada ausência de atendimento médico na Unidade Básica de Saúde de São Roque, conforme queixas recebidas de moradores do distrito.

“Além do período em que permaneceu fechado no início do corrente ano, há relatos de que em diversos outros dias igualmente não estaria havendo atendimento, muito embora os agendamentos continuem a ser realizados, o que inclusive forçou uma paciente a acionar, no último dia 17, a autoridade policial, com a confecção de boletim de ocorrência”, cita Arion.

Segundo o vereador, ao paciente teria sido negado atendimento por falta de profissional na unidade de São Roque e, posteriormente, também no posto de Margarida, por não pertencer àquele distrito.

Em requerimento, o vereador solicita à Prefeitura que apresente as justificativas que estão levando à paralisação dos atendimentos no posto de saúde de São Roque em determinados dias, além de informar sobre a possibilidade de haver médico substituto para atender no distrito. Entre outras informações, Arion ainda requer relatório de todos os agendamentos e atendimentos realizados naquela unidade em 2019.

Outro pedido de informações é sobre o atendimento da rede pública municipal de saúde na especialidade de cardiologia. Conforme o Portal da Transparência de Marechal Cândido Rondon, atualmente aguardam consulta cardiológica 247 pacientes, com prazo médio de espera até o atendimento de 133 dias.

Para o vereador, ainda mais preocupante são as filas para a realização de exames e procedimentos como de eletrocardiograma, onde existem 522 pacientes aguardando, com um prazo médio de 140 dias. “Outros exames também possuem um número elevado de pessoas na fila, como a ecocardiografia transtorácica”, lamenta.

Assim, Arion requer à Prefeitura que detalhe ao Poder Legislativo de que forma é feito o atendimento nesta especialidade, explicando por quais motivos há demora e se existe previsão de contratação de novos médicos.

Outro requerimento trata de pedido de informações sobre o funcionamento, operacionalização e custeio do abastecedouro de água da Linha Hermann. Esta solicitação surge após recebimento de reclamações da Associação de Moradores, que alega que a estrutura não possui sistema de energia elétrica próprio, no entanto sua ligação está vinculada à conta da entidade.

“Em decorrência disso, as despesas com energia elétrica daquela associação são cada vez mais elevadas por estarem arcando com despesas que, aparentemente, não são de sua responsabilidade. Isso prejudica a subsistência da associação, tão importante para os moradores da mencionada linha, que possui um reduzido orçamento”, conclui Arion.

 

Com assessoria

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