Pref. Pato Bragado – Dengue 2019
Poder Legislativo Saúde

Arion requer informações sobre atendimentos de dermatologia no SUS rondonense

Foto: Cristiano Viteck

 

Foi aprovado na sessão desta segunda-feira (01), requerimento com pedido de informações do vereador Arion Nasihgil. Ele solicita que a prefeitura preste esclarecimentos sobre o atendimento médico da rede pública municipal na especialidade de dermatologia, bem como sobre a realização de exames e procedimentos neste setor.
O vereador explica que o assunto tem causado preocupação pois, através do Portal da Transparência e também do relato de cidadãos, verifica-se o aumento da fila de espera para estes atendimentos. Porém, ele cita que não tem percebido a implementação de soluções práticas visando o atendimento desta demanda. Atualmente, são 244 pacientes no aguardo de uma consulta dermatológica, que pode demorar até 309 dias.
Arion ressalta que o atendimento merece atenção, uma vez que as doenças de pele podem ser graves, como o câncer, e que o atendimento rápido e eficaz pode ser decisivo para o sucesso do tratamento.
Assim, o vereador requer à administração municipal que tome providências visando reduzir as filas de espera para consultas e procedimentos na área da dermatologia, com a contratação de profissionais ou a disponibilização de um número maior de consultas através do Estado e dos consórcios existentes.
Já em indicação, Arion solicita à Prefeitura que realize urgentes reparos nos veículos destinados ao transporte de servidores públicos para as unidades de saúde de diversos distritos do Município. O edil já havia chamado a atenção da administração municipal sobre esta necessidade ainda em 2018.
“Nada obstante os pedidos feitos, verifica-se, através de frequentes denúncias recebidas do quadro de colaboradores da municipalidade, que a situação perdura, eis que veículos deteriorados continuam a ser utilizados nestas ocasiões”, garante. Entre os problemas verificados estão avarias nos sistemas de freios e nos limpadores de para-brisas, além da ausência de itens obrigatórios, como cintos de segurança.
Uma segunda indicação de Arion é para que a Prefeitura melhore a área externa da unidade Estratégia Saúde da Família da Vila Gaúcha, que é destinada à espera dos pacientes. A sugestão é para que seja alargada a cobertura onde as pessoas aguardam o atendimento, disponibilizadas mais cadeiras e que construídas paredes laterais.
Arion defende que as melhorias sejam estendidas a todas as outras unidades de saúde que possuem as mesmas peculiaridades em relação às suas áreas externas.
Em outra indicação, esta assinada também por Adriano Cottica, é solicitado à administração municipal que tome providências visando a intensificação do serviço de varrição de rua no Loteamento Ipê, em razão do acúmulo de lixo e outros materiais nas vias públicas.

 

Com assessoria

Casa do Eletricista folha LORENZETTI
TOPO