Ford Ranger e EcoSport
Poder Legislativo Informações

Arion solicita relatório de adequações feitas para mobilidade na prefeitura

(Foto: Cristiano Viteck)

O Poder Legislativo de Marechal Cândido Rondon aprovou pedido de informações feito ontem (22) pelo vereador Arion Nasihgil. Por meio de requerimento, ele solicita que o governo rondonense informe a Casa de Leis sobre as melhorias implementadas no Paço Municipal Arlindo Alberto Lamb, desde 2017, visando adequar o edifício às normas técnicas de acessibilidade para pessoas portadoras de deficiência.

Arion cita que o problema de acessibilidade no prédio da Prefeitura é de amplo conhecimento da população. Tanto é que, desde 2017, o vereador reiteradamente tem cobrado da administração municipal investimentos para solucionar este problema, inclusive relatando a situação ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR) e ao Ministério Público Estadual.

Casa do Eletricista – RETOMA

“Sabe-se que houve esforço por parte dos gestores municipais visando a instalação de um elevador. Contudo, ao que parece continuam inexistindo naquele edifício rampas de acessibilidade, piso tátil, sinalização em braile, corrimões e mobiliário acessíveis, espaçamento adequado dos ambientes, sanitários adaptados, dentre inúmeras outras exigências. Enfim, o problema é crônico e já passou da hora de ser resolvido”, assevera Arion.

Em outro requerimento, ele também pede informações do governo municipal sobre os espaços e bens públicos localizados ao final das Ruas Santa Isabel, Santa Madalena e Dez de Abril, no bairro São Lucas. Tratam-se da antiga Estação do Ofício e de uma área verde completamente abandonada. Em visita ao loca, Arion verificou que são os próprios moradores que fazem a conservação do local, para minimizar os impactos que a falta de cuidados do poder público traz ao local.

Arion questiona se a Prefeitura tem intenção de revitalizar e reutilizar estas áreas e estrutura, bem como dar uma destinação adequada ao mobiliário, tais como carteiras, mesas, cadeiras, camas, entre outros, estocados naquele local.

De outra parte, por meio de requerimento assinado também pelos vereadores Adriano Cottica, Ronaldo Pohl e Josoé Pedralli, Arion requer que a Prefeitura envie ao Poder Legislativo relatório completo com dados sobre os servidores ocupantes de cargos comissionados, incluindo o Saae e a Fundação Promotora de Eventos (Proem).

Já em indicação, Arion sugere à administração municipal que regularize o fornecimento de água e a coleta de “lixo bom” no bairro Boa Vista, serviços que atualmente estão deficitários.

Outra indicação, em parceria com os vereadores Ronaldo Pohl e Adriano Cottica, é para que a Prefeitura implemente a tecnologia de energia solar fotovoltaica em todos os prédios públicos da administração direta e indireta do Município.

“Embora custoso, este investimento se paga em poucos anos, representando daí por diante uma grande economia para os cofres públicos, dando-se melhor destinação ao dinheiro que é do povo”, avaliam.

 

Com assessoria

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

TOPO