Ford/Abradif/Rodovel
Poder Legislativo Consultas e exames

Câmara rondonense aprova prioridade aos pacientes com câncer no atendimento de saúde

Foto: Cristiano Viteck

 

O Poder Legislativo de Marechal Cândido Rondon aprovou em definitivo, na sessão desta segunda-feira (23), projeto de lei 01/2019, de autoria do vereador Nilson Hachmann. O texto institui o atendimento prioritário aos pacientes com diagnóstico de câncer em consultas e exames médicos por parte do serviço público municipal.

A matéria seguiu à sanção do prefeito Marcio Rauber para ser publicada como lei no Diário Oficial.

Conforme Nilson, a prioridade terá validade tanto para atendimento na rede pública local quanto para encaminhamentos regionais, desde que o Município seja o responsável pelo agendamento e o transporte.

O autor explica que, ainda na gestão anterior, o Município adotou o Protocolo de Manchester para atendimento de pacientes que procuram a rede pública de saúde.

O Protocolo de Manchester é um sistema de triagem baseado em cinco cores: vermelho, laranja, amarelo, verde e azul, sendo vermelho representando os casos de maior gravidade, e azul os casos de menor gravidade. Esse sistema já é empregado mundialmente, sendo poucos hospitais ou clínicas que não aderiram a esse sistema.

“A aprovação deste projeto de lei vai garantir, no momento da triagem, o atendimento prioritário de munícipes que sejam diagnosticados com câncer, o que pode evitar transtornos e esperas desnecessárias justamente para aqueles que carecem de urgência no tratamento”, conclui Nilson.

 

Com assessoria

TOPO