Fale com a gente

Poder Legislativo Prevenção ao câncer de pele

Gordinho do Suco sugere à prefeitura criação da campanha “Dezembro Laranja”

Publicado

em

Vereador Cleiton Freitag (Gordinho do Suco): "Marechal Cândido Rondon deve participar da campanha no próximo ano" (Foto: Cristiano Viteck)

 

O vereador Gordinho do Suco é o autor de requerimento, aprovado ontem (17), no qual sugere à administração rondonense que implante no município a campanha “Dezembro Laranja”. Já desenvolvida em muitas cidades do país, a ação visa alertar a população sobre os cuidados na prevenção do câncer de pele.

A cada ano, o Brasil registra, em média, 170 mil novos casos da doença.

Em 2014, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) iniciou o movimento de combate à doença batizado “Dezembro Laranja”, que faz parte da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele. Desde então, sempre no último mês do ano, a entidade realiza diferentes ações em parceria com instituições públicas e privadas para informar a população sobre as principais formas de prevenção e a procurar um médico especializado para diagnóstico e tratamento.

No período, são realizadas iniciativas de conscientização, entre outras atividades. Todo ano o tema da campanha é renovado para atrair um maior número de pessoas nessa luta de conscientização. Em 2018 é “Se exponha mas não se queime”.

As recomendações básicas da SBD incluem a adoção de medidas como evitar os horários de maior incidência solar (das 10h às 16h); utilizar chapéus de abas largas, óculos de sol com proteção UV e roupas que cubram boa parte do corpo; procurar locais de sombra, bem como manter uma boa hidratação corporal. A sociedade médica também orienta para o uso diário de protetor solar com fator de proteção de no mínimo 30, que deve ser reaplicado a intervalos de duas a três horas, ou após longos períodos de imersão na água.

Na opinião de Gordinho do Suco, Marechal Cândido Rondon deve participar da campanha no próximo ano, motivo pelo qual é apresentado este Requerimento.

 

Com assessoria

Copyright © 2017 O Presente