Copagril – Compras no Site
Poder Legislativo Manuseio permitido

Lei autoriza manejo de árvore histórica da Praça Willy Barth, esclarece presidente da Câmara

(Foto: Sandro Mesquita/OP)

A queda de um galho da falsa-seringueira localizada na Praça Willy Barth e que recentemente se tornou patrimônio histórico, cultural e ambiental de Marechal Cândido Rondon gerou controvérsia no final de semana.

Isso porque, conforme matéria divulgada pelo site do jornal O Presente, fontes do Poder Executivo Municipal teriam informado que a prefeitura estaria impedida de fazer o manejo adequado desta árvore cinquentenária por causa da recente Lei Municipal 5.200/2020.

Casa do Eletricista – NÃO PAGUE AR

O vereador-presidente Claudio Kohler (Claudinho), autor do projeto que foi aprovado no último dia 21 por unanimidade, esclarece que a informação prestada pela prefeitura não condiz com o que prevê a lei. O artigo 2º define que: “fica proibida qualquer interferência capaz de causar prejuízo estético, físico, histórico e cultural, que, além dos riscos, possa diminuir a sua visibilidade”.

Ou seja, segundo Claudinho, “desde que a poda ou outras ações de manejo, como ajardinamento no entorno dela, não comprometam a árvore como um todo, a manutenção pode e deve ser realizada”.

Diante da situação, na sessão de ontem (05) Claudinho apresentou requerimento ao prefeito, à Secretaria Municipal de Agricultura e Política Ambiental e ao Centro de Ciências Agrárias do campus local da Unioeste para que empenhem esforços para recuperar esta árvore e garantir a sua proteção.

“A mesma carece de cuidados. Uma das medidas é demarcar o espaço do seu entorno. A outra medida, talvez mais técnica, envolve o eventual corte de galhos e a correta adubação do local. De qualquer forma, o município deve tomar as providências para preservar e conservar a falsa-seringueira da Praça Willy Barth, podendo a Unioeste auxiliar no tratamento e recuperação desta importante árvore”, destaca Claudinho no requerimento.

 

Com assessoria

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

TOPO