Copagril – Sou agro com orgulho
Poder Legislativo "De domingo a domingo"

Para agilizar imunização, Arion pede vacinação contra Covid-19 aos finais de semana em Marechal Rondon

Foto: Cristiano Viteck

O vereador Arion Nasihgil é autor de indicação apresentada na sessão de segunda-feira (21), do Poder Legislativo de Marechal Cândido Rondon. Ele sugere à administração municipal que faça adesão à campanha “De Domingo a Domingo”, do governo estadual. O objetivo é agilizar a vacinação contra a Covid-19, com atendimento à população também nos finais de semana e feriados.

Arion cita que o Governo do Estado firmou, na última semana, acordo com os municípios para acelerar o ritmo da vacinação. Em reunião com os chefes das 22 Regionais de Saúde, o governador Ratinho Junior cobrou a execução de ações uniformes que possam diminuir o tempo entre a distribuição do imunizante por parte da Secretaria de Estado da Saúde e a aplicação na população.

Casa do Eletricista ROWA

Dentre as solicitações está uma adesão mais intensa por parte dos municípios à campanha “De Domingo a Domingo”.
“Considerando que em Marechal Cândido Rondon a vacinação tem ocorrido apenas em dias úteis, bem como levando-se em conta que temos doses e equipe suficientes para acelerar o processo de imunização da nossa população, indica-se ao Executivo Municipal que faça adesão à campanha e realize a imunização da nossa população em datas e horários estendidos”, propõe Arion.

Nied 2021 F1

De outro lado, o vereador destaca a necessidade de concordância dos servidores que forem atuar fora do horário normal de trabalho para a consecução do programa e, ainda, a devida remuneração extraordinária dos mesmos. “Nossos servidores da saúde já estão sobrecarregados. Por evidente que os profissionais que forem atuar além do horário regular de trabalho devem ser escolhidos dentre aqueles que assim desejarem, e precisam receber as horas extras devidas, inclusive sendo esta uma luta também nossa, para que os nossos profissionais – médicos, enfermeiros e técnicos, especialmente – sejam mais valorizados e recebam quando trabalharem além do expediente normal, sem limite de horas, o que já solicitamos em recente proposição”, finalizou.

Ainda em relação à pandemia, ele propõe que a Secretaria Municipal de Saúde amplie a divulgação do “vacinômetro”, levando ao conhecimento da comunidade rondonense diariamente o número de pessoas vacinadas contra a Covid-19, devidamente detalhadas por grupo prioritário e/ou faixa etária, visando permitir um melhor controle social pela população.

Em uma terceira indicação, Arion reforça solicitação apresentada já em 2019 para que a Prefeitura realize diversas melhorias no parquinho infantil localizado na Rua São Paulo, no Loteamento Britânia.

Em conjunto com Claudio Kohler (Claudinho), os vereadores solicitam ainda informações da administração rondonense sobre as obras de pavimentação poliédrica nas Linhas Ajuricaba, Concórdia, Arara e Maracanã, custeadas com recursos provenientes de emenda parlamentar do então deputado federal José Carlos Schiavinato.

A emenda para as obras, no valor de R$ 1.161.620,14, havia sido solicitada pelos dois vereadores ao parlamentar ainda em 2019.
Segundo Arion e Claudinho, embora as obras estejam em andamento na maior parte dos locais previstos, existe a informação de que a pavimentação na estrada que liga as Linhas Arara e Maracanã está paralisada. Assim, a Prefeitura deve informar ao Poder Legislativo se os serviços estão realmente interrompidos, os motivos, e qual a previsão para a retomada e conclusão dos trabalhos, o que é bastante aguardado pelos moradores da região.

 

Com assessoria

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Grupo Costa Oeste 2021
TOPO