Ford Ranger e EcoSport
Poder Legislativo Saúde

Pohl sugere programas de reeducação alimentar e de prevenção à hipertensão

(Foto: Cristiano Viteck)

Na sessão de ontem (22), o vereador Ronaldo Pohl apresentou indicação à Secretaria Municipal de Saúde, visando a criação de novo programas para atendimento à população.

Um deles é um programa de educação nutricional e de reeducação alimentar, a ser desenvolvido nas unidades básicas de saúde (UBS) do interior e dos bairros e também nas escolas municipais, de forma pedagógica.

Casa do Eletricista – RETOMA

Segundo ele, o objetivo é motivar a prevenção da obesidade e do sedentarismo. Para tanto, o programa poderia contar com enfermeiros, técnicos, médicos e psicólogos. Eles atuariam por meio de grupos de apoio e, também, de modo a possibilitar o tratamento da população.

“Entendemos que a prevenção, através do conhecimento, é a melhor forma de se combater esse mal, sobretudo nas nossas crianças”, afirma o vereador.

Como complemento desta ação, ele sugere à Secretaria Municipal de Saúde que providencie mais nutricionistas para atuarem junto das UBS, e ainda de maneira rotativa nas escolas municipais.

De outra parte, Pohl propõe a retomada do programa “HiperDia” para consultas, aferimento da pressão e do peso e prevenção da hipertensão. Este programa poderia ter caráter rotativo nos bairros e distritos.

“Essas reivindicações são de cidadãos que enfrentam esses problemas, inclusive de pessoas que venceram o transtorno da obesidade e sedentarismo”, acrescenta.

Outra indicação, em parceria com os vereadores Arion Nasihgil e Adriano Cottica, é para que a Prefeitura implemente a tecnologia de energia solar fotovoltaica em todos os prédios públicos da administração direta e indireta do Município.

“Embora custoso, este investimento se paga em poucos anos, representando daí por diante uma grande economia para os cofres públicos, dando-se melhor destinação ao dinheiro que é do povo”, avaliam.

Ainda em indicação, Pohl e Cottica solicitam que a Prefeitura melhore a pavimentação asfáltica e a sinalização de trânsito no Jardim Marechal, bem como o calçamento do bairro. Eles chamam a atenção para o fato de que os espaços de lazer também necessitam de reformas.

Para o Jardim Primavera, Pohl também sugere os mesmos investimentos.

De outra parte, por meio de requerimento assinado também pelos vereadores Adriano Cottica, Arion Nasihgil e Josoé Pedralli, Pohl requer que a Prefeitura envie ao Poder Legislativo relatório completo com dados sobre os servidores ocupantes de cargos comissionados, incluindo o Saae e a Fundação Promotora de Eventos (Proem).

Por fim, em requerimento assinado também pelo vereador Claudinho, Pohl solicita que o Poder Legislativo realize reunião com representantes das associações de moradores e dos condomínios de Marechal Cândido Rondon. O objetivo é debater os projetos de lei complementares que integram o novo Plano Diretor do Município.

 

Com assessoria

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

TOPO