Copagril
Poder Legislativo Extensão de 30 Km

Portinho solicita R$ 1 milhão para construção de ciclovia entre Marechal Rondon e Porto Mendes

Foto: Cristiano Viteck

O Poder Legislativo de Marechal Cândido Rondon aprovou, ontem (01), requerimento do vereador Valdir Port (Portinho). Ele solicita ao deputado federal Evandro Roman que interceda junto ao Governo Federal, visando a liberação de R$ 1 milhão ao município.
O recurso dever ser destinado à construção de uma ciclovia ligando a cidade rondonense ao distrito turístico de Porto Mendes, numa extensão aproximada de 30 quilômetros.
“Esta obra atenderá ao anseio de milhares de ciclistas rondonenses e de toda a microrregião”, afirma Portinho.
Conforme o vereador, além do uso da bicicleta ser bastante difundido em Marechal Cândido Rondon, o município também é referência no ciclismo em todo o Estado.
Segundo estimativa da Polícia Militar, do Detran/PR e da própria Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, o município conta com aproximadamente 48 mil bicicletas.
Institucionalmente, o ciclismo é representado pela Associação Rondonense de Ciclismo e pela Associação Rondonense de Bicicross. Além de equipes de competição, também há diversos grupos de ciclistas amadores.
Em 2018, o Município sediou o maior evento de cicloturismo da história do Paraná, com 1.500 ciclistas. Também foi em Marechal Cândido Rondon onde nasceu, em 2012, o Circuito Regional de Cicloturismo da Adetur e do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu.
“Por fim, é preciso destacar que o município conta com a Semana do Ciclismo, quando são realizadas campanhas educativas, além do plantio de árvores e passeio ciclístico, tendo no último ano registrado a participação de aproximadamente 3 mil pessoas”, informa Portinho, ao justificar a importância da construção da ciclovia como uma alternativa viável para o desenvolvimento do esporte, do turismo e do lazer em Marechal Cândido Rondon.

Com assessoria

Casa do Eletricista folha LORENZETTI

 

TOPO