Fale com a gente

Poder Legislativo Homenagem

Vereador Moacir Froehlich sugere entrega de título de Cidadão Honorário a “Gaúcho Genz”

Publicado

em

Foto: Cristiano Viteck

Foi apresentada na sessão ordinária da Câmara de Marechal Cândido Rondon, na segunda-feira (22), pelo vereador Moacir Froehlich, proposição de entrega de título de Cidadão Honorário para Helvino Genz (Gaúcho), carinhosamente conhecido como “Gaúcho Genz”, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Tertúlia do Paraná, aos rondonenses e ao município de um modo geral por mais de quatro décadas de trabalho.

 

CONFIRA A MENSAGEM E EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS AO PROJETO DE DECRETO-LEGISTATIVO 02/2021

Data: 08 de fevereiro de 2021

 

Senhores Vereadores,

 

Venho através do presente Projeto de Decreto-Legislativo apresentar aos Senhores a sugestão de concessão do Título de Cidadão Honorário de Marechal Cândido Rondon ao Sr. HELVINO GENZ, em reconhecimento aos seus relevantes serviços prestados ao CTG – Centro de Tradições Gauchescas Tertúlia do Paraná, aos munícipes rondonenses a ao Município de um modo geral, por mais de quatro décadas de trabalho voluntário, social e solidário.

Helvino Genz nasceu em 11 de fevereiro de 1940, natural de São Luiz Gonzaga/RS, (Linha Dona Otília, Distrito de Roque Gonzalez, Município de Cerro Largo), Estado do Rio Grande do Sul, filho de Reinoldo Genz e Similda Neubuser Genz.

Seus pais mudaram-se do Estado do Rio Grande do Sul para Nova Santa Rosa/PR, sendo que o homenageado Helvino Genz mudou-se para o Município de Marechal Cândido Rondon em 1974, em busca de uma vida melhor e mais próspera para sua família, bem como melhores condições de estudo aos seus dois filhos.

Apresentado para ser sócio fundador do CTG Tertúlia do Paraná em 05/09/1985, foi eleito patrão em 09/09/1990 e ocupou os seguintes cargos durante sua vivência tradicionalista: diretor do churrasco em 05/09/1990; chefe da equipe do Boi no Rolete em diversas festas do nosso Município nas quais o CTG por vários anos se fez presente; vice patrão em 13/08/1994, 02/09/1995, 24/02/2005, 08/09/2006 e 15/08/2007; patrão de honra em 30/01/2010; integrante do conselho de vaqueiros em 20/04/2012; integrou o conselho de patrões em 13/06/2015; designado patrão de honra em 23/05/2017 e 28/01/2020, por ocasião da posse da diretoria das respetivas patronagens.

Parte deste trabalho, dedicados ao CTG de forma voluntária, social e solidária com o objetivo e a finalidade de manter acesa a chama da cultura e da tradição gaúcha, oriunda do Estado do Rio Grande do Sul por ocasião da vinda de várias famílias desbravadoras de diversas regiões daquele Estado para a região Oeste do Paraná, trazendo consigo a essência do tradicionalismo do povo gaúcho, quer em suas roupas, quer em sua forma de trabalhar, quer em sua forma de agir, quer em sua alma, principalmente.  

O CTG Tertúlia do Paraná tem como lema: “AONDE O BRASIL FAZ FRONTEIRA A TRADIÇÃO LEVANTA SUA BANDEIRA”, e foi fundado em 04 de julho de 1985, através da união de esforços de inúmeros e valorosos tradicionalistas, sendo alguns oriundos do antigo C.T.G. Relembrando o Pago.  

Do alto dos seus 80 anos de idade, Helvino Genz, o “Gaúcho”  dedicou até agora cerca de 48 anos ao Município de Marechal Cândido Rondon e cerca de 35 anos ao CTG Tertúlia do Paraná, através de seu trabalho voluntario, social e solidário apoiado pela sua esposa, Sra. Nelzira Fenner Genz, companheira de todas as horas, e pelos filhos Oldemir Fenner Genz e Altair Genz, entidade cultural atualmente presidida pelo Patrão Sr. Ricardo Luft, onde as tradições e as artes gaúchas são vivenciadas e demonstradas através dos trabalhos realizados pelas invernadas artísticas e pelos integrantes do seu quadro social em diversas outras atividades, além de estar voltado aos valores sociais e morais da família, mantendo assim, acesa a chama da cultura e da tradição gaúcha entre os povos da nossa Cidade, Região, Estado e por que não dizer País, motivo pelo qual apresento este Projeto de Decreto-Legislativo, ficando no aguardo de sua aprovação por parte do Plenário, permitindo a entrega do referido Título ao homenageado com a maior brevidade possível considerando o estado frágil de saúde em que se encontra, bem como uma Moção Honrosa ao CTG Tertúlia do Paraná pela sua contribuição à sociedade, contando com a certeza de que o apoio desta Casa Legislativa a todos os tradicionalistas que se empenharam e se empenham na vanguarda da arte e da cultura gaúcha não será em vão.

Cabe ressaltar que pessoas do CTG foram consultadas a respeito, dentre elas o atual Patrão, Sr. Ricardo Luft; o Vice Patrão, Sr. Arno Bráulio Figur; a Secretária, Sra. Cláudia Ione Weiler Guenther, entre outros; os quais referendaram a indicação do nome de Helvino Genz para ser homenageado com o título de Cidadão Honorário. 

Para finalizar, diz o lema do Movimento Tradicionalista Gaúcho – MTG/PR: “POVO SEM TRADIÇÃO MORRE A CADA GERAÇÃO”.

 

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.

Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 08 de fevereiro de 2021.

 

MOACIR LUIZ FROEHLICH

Vereador

 

Helio Sakuragui

Outra proposição, esta apresentada pelo vereador Cleiton Freitag (Gordinho do Suco), também sugeriu a entrega de título de título de Cidadão Honorário ao médico Helio Sakuragui em reconhecimento aos seus relevantes serviços prestados ao município por mais de cinco décadas de trabalho.

O doutor Helio Sakuragui é médico clínico geral e especialista em ginecologia e obstetrícia. Ele tem 83 anos e chegou a Marechal Cândido Rondon em fevereiro de 1961.

Vindo da Capital paranaense, cidade onde se formou em Medicina, doutor Helio desembarcou primeiro em Toledo. Lá, o doutor Campagnolo o designou para atuar em Marechal Rondon, onde, na época, existiam dois hospitais: um de propriedade do doutor Aylson Confúcio de Lima, o Hospital Rondon, e outro de Friedrich Seyboth, o Hospital Filadélfia.

Em dezembro de 2018, a reportagem de O Presente produziu uma matéria com o doutor Helio, que até então tinha em seu currículo cerca de 6,6 mil partos.

 

Aprovadas

Os dois projetos de decretos legislativos foram aprovados, na quarta-feira (24), pela Câmara de Vereadores, cabendo a esta a confecção da homenagem e a definição da data de entrega da comenda.

 

O Presente

 

Copyright © 2017 O Presente