Fale com a gente

Poder Legislativo Estatísticas

Vereador Sauer destaca avanços no trânsito e a retomada do Proerd

Publicado

em

Vereador Vanderlei Sauer: “Houve uma série de mudanças que percebemos que foram trazendo resultados positivos, que é a diminuição de acidentes. Saímos de uma média de cinco a sete vítimas fatais por ano para uma vítima fatal em dois anos” (Foto: Arquivo/OP)

 

Nos últimos dez anos, Marechal Cândido Rondon viu o seu número populacional aumentar em torno de 10%, enquanto a frota de veículos foi ampliada em quase 60%. Em termos de trânsito, mais carros e motos dividindo o mesmo espaço poderia resultar em uma ampliação no índice de acidentes. No entanto, na prática não foi isso que aconteceu. Na última década as ocorrências foram reduzidas em cerca de 40%.

A informação é do vereador Vanderlei Sauer (DEM), policial militar aposentado e que tem a segurança pública como uma marca na sua atuação parlamentar. “Este é um dado importantíssimo e trabalhamos em cima de estatísticas. Penso que há muitas mudanças ainda a serem feitas, mas estamos no caminho certo”, avalia. “Houve uma série de mudanças que percebemos que foram trazendo resultados positivos, que é a diminuição de acidentes. Saímos de uma média de cinco a sete vítimas fatais por ano para uma vítima fatal em dois anos. Isso é um número importante”, frisa.

De acordo com Sauer, a diminuição de ocorrências foi possível a partir de uma parceria da prefeitura, por intermédio da Secretaria de Mobilidade Urbana, com o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e outros órgãos relacionados ao trânsito. “O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar fazem o monitoramento dos principais locais onde ocorrem acidentes, especialmente com vítimas fatais, pois a nossa preocupação é preservar vidas. Nestes locais foram realizadas diversas modificações, como fechamento de cruzamentos, construção de rotatórias e até mudança no sentido de vias”, menciona.

 

Proerd

Por outro lado, ao fazer uma avaliação do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), que recentemente formou só em Marechal Rondon em torno de 350 alunos, o vereador enaltece que trata-se de uma iniciativa vital para a formação do caráter das crianças e que, em um futuro próximo, já será possível ter um resultado significativo a partir dos ensinamentos repassados. “Vejo esse programa como importantíssimo para a nossa sociedade, pois aumenta a autoestima dos nossos filhos, leva o conhecimento às crianças de como dizer não às drogas e à violência, pois este é o principal objetivo”, destaca.

Sauer relembra que logo que foi eleito vereador, em 2016, conversou com o secretário de Mobilidade Urbana, Welyngton Alves da Rosa, para que o Proerd fosse novamente implantado no município. Segundo o parlamentar, a iniciativa recebeu total apoio do prefeito Marcio Rauber e da secretária de Educação, Marcia da Mota. “Tínhamos dificuldade em razão de que havia somente um instrutor (policial Evandro Spier) para cerca de 20 municípios. Não tínhamos viatura para que o policial pudesse vir de Toledo para Marechal. Com a ajuda de empresários conseguimos recuperar uma viatura”, comenta.

Logo no reinício do programa em Marechal Rondon, o Proerd abriu um concurso e duas policiais que atuam no município tiveram o êxito de serem aprovadas: Érica Rodrigues e Larisa Chambely Balko. “Além de termos o Proerd hoje em Marechal Rondon, conseguimos ampliá-lo para municípios vizinhos, como Nova Santa Rosa, Quatro Pontes, Mercedes, Pato Bragado e Entre Rios do Oeste. Vejo que no futuro teremos um bom resultado”, conclui.

 

O Presente

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente