Fale com a gente

Poder Legislativo Agenda em Curitiba

Vereadores buscam implantação do programa “Morar Bem Paraná” em Rondon

Publicado

em

Reunião em Curitiba: diretor da Câmara, Cleiton Petry; vereador Ronaldo Pohl Ademir Bier e Jorge Lang, da Cohapar; e vereador presidente Claudinho (Foto: Divulgação)

Os vereadores presidente Claudio Kohler (Claudinho) e Ronaldo Pohl, acompanhados do diretor do Poder Legislativo rondonense, Cleiton Pretry, cumprem agenda oficial esta semana na Capital do Estado.

Na tarde de ontem (18), eles reuniram-se com o presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Jorge Lange, e com o diretor de Obras, Ademir Bier. Na pauta do encontro esteve a implantação em Marechal Cândido Rondon do programa “Morar Bem Paraná”.

Conforme explicam os vereadores, o programa oferece empreendimentos habitacionais diferenciados e com qualidade para a terceira idade. Através dele, são construídos condomínios fechados horizontais para idosos, com unidades habitacionais adaptadas, compostas por um dormitório, sala, banheiro, cozinha e varanda.

No local, é oferecida infraestrutura completa, com praça de convivência, biblioteca, sala de informática, academia ao ar livre, horta comunitária, salão de festas e atividades, pista de caminhada e quiosques próprios para a prática de jogos de tabuleiro e carteado.

O programa habitacional ainda prevê a construção de ambulatório para atendimentos médicos básicos aos residentes, além de guarita e sala de administração, bem como sistemas de geração de energia solar, captação de águas das chuvas e implantação de poço artesiano, quando verificada a viabilidade.

Os vereadores Claudinho e Ronaldo Pohl começaram as tratativas para trazer o programa para o município rondonense ainda em junho do ano passado, quando encaminharam à Cohapar e autoridades estaduais requerimento, assinado também pelos edis Adelar Neumann, Adriano Backes, Adriano Cottica, Arion Nasihgil e Josoé Pedralli e Ronaldo Pohl.

Na reunião de ontem em Curitiba, ficou definido que, para dar andamento ao processo, no início de março deve ser realizado encontro entre representantes da Cohapar e lideranças rondonenses na Prefeitura. O objetivo é que Marechal Cândido Rondon seja contemplado, inicialmente, com 40 unidades habitacionais.

Para que o projeto seja implantado, a Prefeitura precisa oferecer uma área mínima de 10 mil m², com um investimento estimado, por parte do Governo do Estado, na ordem de R$ 6 milhões. Além disso, o Município fica responsável pela prestação de serviços de gestão condominial, assistência médica, psicológica e social aos residentes.

 

Com assessoria

 

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente