Mais de 600 quilos de maconha foram apreendidos nesta sexta-feira (06), na BR-163, no trecho entre Marechal Cândido Rondon e Toledo, próximo à indústria Samollé. A apreensão integra a Operação Bino, desencadeada pelo Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron) também na manhã de hoje.
A ação tem como objetivo fiscalizar cargas e caminhões que circulam pela região, principalmente nas rodovias BR-163 e BR-277, com o intuito de coibir crimes como tráfico de armas, drogas e contrabando. As duas rodovias se configuram hoje como as principais rotas de passagem de ilícitos transfronteiriços.
De acordo com comandante da 1ª Companhia do BPFron, capitão Nairo Cardoso, diversas abordagens a caminhões estão sendo realizadas desde a madrugada desta sexta-feira em pontos estratégicos da área de atuação do Batalhão.
Em uma das abordagens, um caminhão carregado com milho foi abordado e o cão farejador, pertencente ao Canil do BPFron, indicou a presença de ilícitos em meio à carga.
Os policiais militares procederam com a revista e localizaram compartimentos de fundos falsos, onde, além de parte da droga, foram encontradas também duas pistolas Glock, uma com seletor de rajada e a segunda com mira a laser, escondidas na carga de milho. Após pesada, foram totalizados 688 quilos do entorpecente.
O motorista do caminhão, um homem de 46 anos, natural de Xanxerê (SC), informou aos militares estaduais que teria recebido a carga no Mato Grosso do Sul e pelo transporte ganharia a quantia de R$ 10 mil. Os ilícitos teriam como destino final o município de Francisco Beltrão.
Ele ainda revelou ter feito outras viagens neste ano, mas sem conhecimento das cargas ilícitas.
O motorista foi preso em flagrante pelos crimes de posse de arma de fogo de uso restrito e tráfico de drogas.
A apreensão foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil de Marechal Rondon.